Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as Diretrizes para Autores serão recusadas para publicação.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra editora publicadora; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.DOC).
  • Os metadados foram preenchidos corretamente nas duas línguas exigidas.
  • Os documentos que possuem número DOI foram devidamente identificados na bibliografia.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre da revista. Estou ciente que, ao enviar o meu artigo, ele passará por revisão de texto e que, após a aprovação da última versão, não será possível realizar mudanças no texto.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: Artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

  1. Os trabalhos submetidos para publicação devem ser originais e inéditos.
  2. Devem ser acompanhados de resumo (de 5 a 10 linhas) e palavras-chave (de 3 a 5 palavras) em dois idiomas: português e inglês, ou francês ou espanhol.
  3. Os trabalhos aceitos serão publicados na seção Artigos. As demais seções da revista serão reservadas a textos de convidados e textos dramatúrgicos.
  4. Os trabalhos devem ter até 15 páginas (ou 32. 000 caracteres no total).
  5. A fonte do texto: Times New Roman; corpo 12, espaço 1,5 entrelinhas.
  6. Para assegurar a avaliação cega, os trabalhos submetidos não deverão mencionar, no corpo do texto: o nome do autor nem a instituição a que está vinculado.
  7. No caso de uso de imagens, estas devem ser acompanhadas de legenda, da fonte e dos créditos (do fotógrafo, por exemplo) correspondentes, e com resolução mínima de 300dpi.
  8. As notas de rodapé devem ser apresentadas no pé da página, corpo 10, em espaço simples, e compor os comentários, não as referências.
  9. As citações diretas, com mais de 3 linhas, devem ser destacadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, corpo 11, em redondo e sem aspas.
  10. As citações diretas e as indiretas devem ser acompanhadas sempre de suas referências bibliográficas, seguindo as normas ABNT NBR 6023/2002.
  11. Quando as citações diretas estiverem no corpo do texto, devem seguir o modelo: (AUTOR, data, número da página citada). Se indiretas: (AUTOR, data).
  12. As referências devem seguir os modelos abaixo indicados:


No caso de livro

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013, 224 p.

 

No caso de capítulo

TORRES, W. L.; VIEIRA, F. J. Artistas e companhias estrangeiras no Brasil. In: FARIA, J.  R.  (Org.) História do teatro brasileiro: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva; Edições Sesc-SP, 2012, v. I, p. 388-402.

 

No caso de artigos de periódicos

SCHECHNER, Richard. Grotowski e os grotowskianos. Olhares. Revista da Escola Superior de Artes Célia Helena, n. 2, 2010, p. 6-13.


No caso de teses e dissertações

SARAIVA, H. Iluminação teatral: história, estética e técnica. 1989. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 1989, p. 300.


No caso de documentos da Internet

PORTUGAL, Daniel B.; ROCHA, Rose Melo. Como caçar e ser caçado por imagens: Entrevista com W. J. T. Mitchel.  Revista da associação nacional dos programas de pós-graduação em comunicação, v. 12, n. 1, abr. 2009. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/ecompos/article/viewPDFIntersti­tial/376/327> Acesso em: 27 jun. 2009.

 

 

 

 

Pedagogia das Artes da Cena

Seção destinada a artigos que discutam ferramentas e procedimentos relacionados à atuação, considerando-se o ator o centro da cena, como sujeito criador autônomo, mas que necessita responder também a solicitações de ordem social, política e afetiva.

Memória da cena brasileira

A seção apresenta artigos que recuperem documentos históricos e entrevistas com indivíduos ou grupos cujo relato encaminha a preservação da história do teatro brasileiro.

Interculturalismo

A seção apresenta trabalhos voltados para a produção artística em que o diálogo intercultural esteja no centro do debate, levando em consideração os desafios da transposição de fronteiras culturais e internacionais: sociais, políticas e religiosas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.