Cecília Meireles e o teatro de bonecos: uma relação entre arte, folclore e educação

Autores

  • Tânia Gomes Mendonça Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.117

Palavras-chave:

Teatro de Bonecos, Cecília Meireles, Sociedade Pestalozzi do Brasil, Folclore.

Resumo

Este artigo almeja lançar luz a uma faceta pouco conhecida da trajetória artística de Cecília Meireles: sua relação com o teatro de bonecos a partir de seu vínculo com a Sociedade Pestalozzi do Brasil e com Helena Antipoff, uma das fundadoras dessa instituição. Cecília Meireles foi a responsável pela autoria de uma peça de teatro de bonecos produzida durante um curso orientado pela Sociedade Pestalozzi nos anos 1940 Auto do menino atrasado – um Auto de Natal – , que unia cultura popular e poesia para o público infantil. Dentro de sua perspectiva de conservar o folclore brasileiro por meio da educação, o teatro de bonecos, para Cecília Meireles, parecia vincular o projeto de difusão dessa linguagem cênica como estratégia formativa ao desejo de levar a poesia e o folclore para o público infantil brasileiro.

Biografia do Autor

Tânia Gomes Mendonça, Universidade de São Paulo

Graduada e Mestra pelo Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). Formada no
Curso Técnico Profissionalizante do Teatro-escola Célia Helena (TECH). Desde 2016, doutoranda pelo
Departamento de História Social da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

21/12/2020

Como Citar

Gomes Mendonça, T. (2020). Cecília Meireles e o teatro de bonecos: uma relação entre arte, folclore e educação. Olhares, 7(1), 6–11. https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.117