Stanislávski e a tomada de decisão

Autores

  • Marco Antonio Rodrigues Célia Helena Centro de Artes e Educação

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.131

Palavras-chave:

Stanislávski, Teatro, Pedagogia, Atuação, Processo Criativo

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a gramática stanislavskiana, considerando sua aplicação pedagógica na escola Célia Helena desde os anos 1970. Para tanto, apresenta-se uma contextualização histórica do trabalho de Stanislávski a partir das formulações do seu Sistema, os caminhos criativos e as bases do pensamento e da ação do ator, encenador e pedagogo russo, fundamentais no panorama das artes cênicas, desde o início do século XX até hoje.

Biografia do Autor

Marco Antonio Rodrigues, Célia Helena Centro de Artes e Educação

Encenador teatral, foi fundador e diretor artístico do Folias, coletivo teatral de São Paulo. Atua como professor-encenador do Curso de Teatro da Escola Superior de Educação em Coimbra e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, ambas em Portugal. Professor-encenador do Célia Helena Centro de Artes e Educação.

Referências

D’AGOSTINI, Nair. Stanislávski e o método de análise ativa: a criação do diretor e do ator. São Paulo: Perspectiva, 2018.

GROTÓWSKI, Jerzy. Sobre o Método das Ações Físicas. Palestra proferida por Grotówski no Festival de Teatro de Santo Arcangelo (Itália), em junho de 1988. Disponível em: <https://4portascpc.weebly.com/jerzy-grotowski.html> acesso em setembro de 2020.

KARTUN, Mauricio. Terrenal – pequeno mistério ácrata. Trad. BOAL, Cecília. Texto original de Maurício Kartun com tradução de Cecília Boal, versão não publicada. 2014.

Downloads

Publicado

21/12/2020

Como Citar

Rodrigues, M. A. . (2020). Stanislávski e a tomada de decisão. Olhares, 7(1), 28–38. https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.131