Canto de adeus a J. Guinsburg

Autores

  • Sônia Machado de Azevedo Escola Superior de Artes Célia Helena
  • Jacó Guinsburg

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.136

Biografia do Autor

Sônia Machado de Azevedo, Escola Superior de Artes Célia Helena

Doutora e Mestra em Artes pela Universidade de São Paulo – USP, com formação em Dança Moderna pela Escola Arte do Movimento. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no ensino do teatro, teatro, dança, performance e trabalhos de corpo voltados à atuação do ator; professora e intérprete, pesquisa a arte enquanto possibilidade de transformação humana. Tem livros publicados – teóricos e de ficção –e artigos sobre teoria teatral em livros e revistas ligadas às universidades públicas. Dedica-se atualmente à pesquisa, à ficção, à direção e à dramaturgia. Professora titular em Práticas Corporais no bacharelado, pós-graduação e mestrado na Escola Superior de Artes Célia Helena.

Jacó Guinsburg

Jacó Guinsburg nasceu em 1921, Bessarábia, atual Moldávia e faleceu em São Paulo em 2018. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), formou e orientou gerações de professores, pesquisadores e artistas como professor da Escola de Arte Dramática (EAD) e do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da USP. Em 2001, recebeu o título de Professor Emérito da USP. É considerado um dos mais importantes especialistas em teatro russo e ídiche no Brasil. Semiologista, teórico e crítico de teatro, ensaísta, editor, tradutor, fundador e diretor-presidente da Editora Perspectiva, referência no campo editorial brasileiro nas áreas de Artes, Ciências Humanas, Comunicação, Estética, Filosofia, Linguística, Teoria Crítica, entre outras. Como editor foi responsável por apresentar ao Brasil nomes como Umberto Eco, Anatol Rosenfeld, Erich Auerbach, Roman Jakobson, Martin Buber, Tzvetan Todorov, Fernand Braudel, Benedito Nunes, Affonso Ávila, Haroldo de Campos, Décio de Almeida Prado e tantos outros.

Downloads

Publicado

21/12/2020

Como Citar

Azevedo, S. M. de ., & Guinsburg, J. . (2020). Canto de adeus a J. Guinsburg. Olhares, 7(1), 95–98. https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.136

Edição

Seção

Memória da cena brasileira