Será que "o mais importante de tudo é aprender a estar de acordo"?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.64

Palavras-chave:

Brecht, teatro épico, peças didáticas, ética e sociedade

Resumo

O presente trabalho realiza uma reflexão sobre a peça Aquele que diz sim e aquele que diz não, de Bertolt Brecht. O autor considera, a princípio, os pontos de contato – seja por assimilação ou por oposição – entre a adaptação brechtiana e o espetáculo Nô Taniko. A seguir, analisa as situações propostas em Aquele que diz sim e Aquele que diz não individualmente, suscitando as diferenças nas circunstâncias de cada fábula. Por fim, duas breves críticas de encenações (uma montagem profissional e outra produzida no ambiente escolar) antecedem a conclusão.

Biografia do Autor

Amilton de Azevedo, Escola Superior de Artes Célia Helena - alumnus

Artista-pesquisador, diretor, ator, dramaturgo e professor. Especialista em Direção Teatral e Bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), onde trabalha como Orientador de Estágios e Atividades Complementares. Membro fundador do Coletivo PlataformaDois, atuando como assistente de direção de Vinicius Torres Machado.

Referências

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução: Fiama Pais Brandão. Textos coletados por Siegfried Unseld. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

BRECHT, Bertolt. Teatro completo: em 12 volumes. Tradução: Wolfgang Bader, Marcos Roma Santa, Wira Selanski. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. v. 3.

EGGENSPERGER, Klaus; NAMEKATA, Márcia Hitomi. Brecht e o Teatro Nô: a peça Tanikô. Anais do Simpósio da International Brecht Society, vol. 1, 2013. Disponível em http://www.ufrgs.br/ppgac/anais-do-simposio-da-international-brecht-society-vol-1-2013-textos-completos/. Acesso em 12 out. 2015.

TATLOW, Antony; WONG, Tak-wai (Org.). Brecht and East Asian Theatre. Hong Kong: Hong Kong University Press, 1982.

WALEY, Arthur. The No plays of Japan. Nova Iorque: Alfred A. Knopf, 1922.

Downloads

Publicado

05/05/2017

Como Citar

de Azevedo, A. (2017). Será que "o mais importante de tudo é aprender a estar de acordo"?. Olhares, 4(1), 6–13. https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.64