A mulher e o teatro nos países do Magreb: Marrocos, Argélia e Tunísia

Autores

  • Aïcha Haroun El Yacoubi Universidade de Granada (Espanha)

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.40

Palavras-chave:

Mulher, Árabe muçulmana, Teatro, Exclusão, Magreb

Resumo

O artigo trata da incursão das mulheres árabes muçulmanas no mundo do espetáculo em três países do Magreb: Argélia, Marrocos e Tunisia. A inclusão da mulher do Magreb nas artes cênicas deu-se de maneira progressiva por questões sociais e pelo apego à tradição de deixar a mulher excluída de atividades masculinas incluindo o teatro. A partir do anos 1930, as artistas conseguem manifestar-se perante o público. A atividade teatral empreendida por estas precursoras foi um fator favorável à inclusão massiva de mulheres nas artes teatrais, não somente como atrizes, mas como diretoras e autoras dramáticas.

Biografia do Autor

Aïcha Haroun El Yacoubi, Universidade de Granada (Espanha)

Doutora pela Universidade de Granada no Departamento de Linguística Geral e Teoría da Literatura e da Arte e Literatura Comparada. Diretora de projetos teatrais inter-universitários entre Marrocos, Espanha, Colombia e Alemanha de 1995 a 2006. Autora de textos teatrais, diretora de teatro e roteirista de cinema.

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Publicado

08/07/2015

Como Citar

Yacoubi, A. H. E. (2015). A mulher e o teatro nos países do Magreb: Marrocos, Argélia e Tunísia. Olhares, 2(1), 152–165. https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.40