Memória afetiva & ações físicas: apropriações do teatro ao cinema
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v6i1.105Palavras-chave:
Atuação, Memória afetiva, Stanislávski, Lee StrasbergResumo
Este artigo analisa a origem do exercício da “memória afetiva” no trabalho do ator, a partir da visão de K. Stanislávski, das apropriações realizadas por Lee Strasberg no Actors Studio e de suas possíveis aplicações tanto no teatro como no cinema.
Referências
BARON, C.A. Before Brando: Film Acting in The Hollywood Studio Era. 1996. 279 f. Dissertação (Doutorado) – University of Southern California, California, 1996.
BOLESLAVSKI, Richard. A arte do ator: as primeiras seis lições. São Paulo: Perspectiva, 2015.
BRANDO, Marlon. Brando: canções que minha mãe me ensinou. São Paulo: Siciliano, 1994.
CARNICKE, Sharon Marie. Lee Strasberg’s paradox of the actor. In: LOVELL, A; KRAMER, P. (Ed.). Screen Acting. Londres: Routledge, 1999.
________. Screen Performance and Director’s Visions. In: BARON, C. More Than a Method: Trends and Traditions in Contemporary Film Performance/ edited by Cynthia Baron, Diane Carson, e Frank Tomasulo. EUA: Wayne State University Press, 2004, p. 42-67.
DAMÁSIO, António R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 3º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
DIDEROT, Denis. Diderot: Textos escolhidos. Trad. Marilena Chauí, J. Guinsburg. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
EISENSTEIN, O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990
GARFIELD, David. A Player’s place. New York: Macmillan Publishing, 1980.
HIRSCH, Foster. A Method to their Madness: The History of The Actors Studio. New York: De Capo Presse; 2001.
HODGE, Alison. Actor Training / edited by Alison Hodge – 2nd ed. London, United Kingdom: Taylor & Francis Ltd, 2010. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203861370
NACACHE, Jacqueline. O ator de cinema. LISBOA: Edições Texto&Grafia, 2012.
PUDOVKIN, O Ator no Cinema, Rio de Janeiro: Casa do Estudante, 1956.
________. Stanislavsky’s System in the Cinema. The Anglo-Soviet Journal, Russia, p. 33-44, set./out. 1952. Disponível em: <http://www.unz.org/Pub/AngloSovietJ-1952q3-00034>. Acesso em: 03 nov. 2017.
ROSS, Lilian; ROSS, Helen. The player: a Profile of an Art. New York: Simon and Shuster, 1962.
SILVA, Andréia Elisete Barros. Vakhtangov em busca da teatralidade. 2008. 117f. Disssertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto das Artes III, Campinas, 2008.
STRASBERG, Lee. Um sonho de paixão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.
________. The Lee Strasberg Notes / [compiled and edited by] Lola Cohen. New York: Routledge, 2010.
VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislavski: vida, obra e Sistema. Rio de Janeiro: Funarte, 2016.
ZOLOTOW, Maurice. “Here's Where Actors are Born”. The Saturday Evening Post, EUA, v. 217, n. 41, p. 26, abr. 1. Disponível em: <http://www.theactorswork.com/2016/07/the-best-acting-teacher-you-never-heard.html>. Acesso em: 12 jul. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.