Bonecas Desobedientes
Crise do Drama. Crise do Ser Humano
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.142Palavras-chave:
Caça às bruxas, Modernidade, Drama Moderno, Casa de Bonecas, FeminismoResumo
Este artigo discute como a forma e o conteúdo do drama moderno – com base na peça "Casa de Bonecas", de Henrik Ibsen – podem subverter não apenas a estrutura dramática, mas também qualquer sistema disciplinador e castrador. Através de uma breve viagem do Renascimento à Modernidade, passando pelo nascimento do biopoder e pela caça às bruxas, as reflexões propostas reencontram a essência da arte: A libertação coletiva.
Referências
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: A aventura da modernidade. Trad. Carlos Felipe Moisés, Ana Maria L. Ioriatti e Marcelo Macca. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1987.
COSTA. José da. Biopolítica e teatro contemporâneo. In PARDO, Ana Lúcia (Org.). A teatralidade do humano. São Paulo: Edições Sesc, 2011, p. 140-149.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
______________ . O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Trad. Coletivo Syncorax. São Paulo: Elefante, 2019.
______________. Mulheres e caça às bruxas. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
GAGO, Verónica. A potência feminista. Trad. Igor Peres. São Paulo: Elefante, 2020.
HOBSBAWN, Eric J. A era das revoluções. Europa 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
IBSEN, Henrik. Casa de Bonecas. Trad. Gabor Aranyi. São Paulo: Veredas, 2007.
MAMET, David. Três usos da faca. Sobre a natureza e a finalidade do drama. Trad. Paulo Reis. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MENEZES, Tereza. Ibsen e o novo sujeito da modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2006.
SARRAZAC, Jean Pierre. Sobre a fábula e o desvio. Trad. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
___________________. Poética do Drama Moderno. De Ibsen a Koltès. Trad. Newton Cunha, J. Guinsburg, Sonia Azevedo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno (1880-1950). Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.