Eu estou aqui e danço para você
uma ideia de contorno entre a dança e as artes visuais em processo artístico-pedagógico com jovens da casa do teatro
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.194Palavras-chave:
arte-educação, processo de criação, dança, artes visuais, processo artístico-pedagógico com adolescentesResumo
Neste artigo, tenho como objetivo central responder a seguinte questão: como a dança e as artes visuais integradas podem ser usadas como instrumentos de promoção da livre expressão de adolescentes? Para tanto, me propus a elaborar e colocar em prática diferentes exercícios e procedimentos artísticos com um grupo de adolescentes de 13 a 17 anos, alunos da Casa do Teatro. Estes procedimentos surgem, por um lado, alinhados com a metodologia de ensino da Casa do Teatro e, por outro, oriundos de pesquisa que venho desenvolvendo como educadora e artista. O texto efetiva um relato analítico do processo de criação realizado com esses jovens, na instituição Casa do Teatro, na cidade de São Paulo, que, a partir de um percurso de pesquisa e criação artística, procurou estabelecer espaço de fala e de escuta entre o grupo participante. A ênfase recai sobre a pesquisa como motor da criação, o tensionamento da relação entre presença e representação, e a abertura do processo de criação para o público, tomada como etapa relevante do processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Olhares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.