Uma dança para um dia Claro: Notas reflexivas sobre o Método Dança-Educação Física de Edson Claro
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.63Palavras-chave:
Dança, Método Dança-Educação Física, Memória.Resumo
Nesse texto buscamos os rastros do professor, pesquisador e artista Edson Claro e sua atuação na cena da dança através do Método Dança-Educação Física para se pensar a dança na Arte e na Educação Física. O texto objetiva compreender em notas reflexivas a importância do Método Dança-Educação Física para a criação em dança. Parte de uma abordagem qualitativa sob o viés da análise do discurso.
Referências
BOGÉA, Inês. Figuras da Dança: Edson Claro. Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, São Paulo Companhia de Dança. Documentário 31’, direção Inês Bogéa, São Paulo, 2012.
CLARO, Edson. Método dança-educação física: uma reflexão sobre consciência corporal e profissional. São Paulo: Robe Editorial, 1995.
COSTA, Elaine Melo de Brito. O corpo e seus textos: o estético, o politico e o pedagógico na dança. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 228 p. Campinas, SP: [s. n.], 2004.
DANTAS, Viviane dos Santos. Consciência e contemporaneidade: um diálogo a partir dos métodos Edson Claro e Klaus Vianna. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Dança – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
GINOT, Isabelle. From Shusterman’s Somaesthetics to a Radical Epistemology of Somatics. Dance Research Journal, Vol. 42, Nº 01, p.12-29, Verão [Summer] 2010. DOI: https://doi.org/10.1017/S0149767700000802
LOUPPE, Laurence. Poétique de la danse contemporaine. Bruxelas: Contredanse, 1997.
ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: Princípios & Procedimentos. 4ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6 ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
STRAZZACAPPA, Márcia. Fondements et enseignements des techniques corporelles des artistes de la scène dans l’état de São Paulo, au XXème siècle. Tese (Doutorado) – Université de Paris, France, 2000.
_____. O corpo e suas representações: as técnicas de educação somática na preparação do artista cênico. Cadernos CERU, série 2. N. 12, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.