v. 1 n. 1 (2009): Cleyde Yáconis, profissão: atriz

Imagem de Cleyde Yacónis, com os dizeres Profissão Atriz

A revista Olhares é um espaço de encontro das correntes de pensamento que vem adensando a pesquisa em Artes Cênicas no país. Neste primeiro número, apresenta-se como catalisadora de algumas visões hegemônicas nos estudos acadêmicos, ao mesmo tempo em que sintoniza aspectos mais voltados às práticas teatrais cotidianas.

Publicado: 08/07/2015

Edição completa

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.43
    4
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.1
    5-6
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.2
    7-8
  • A iniciação do ator

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.3
    8-15

Pedagogia das Artes da Cena

  • Uma pedagogia da memória-ação

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.4
    Renato Ferracini, Ana Caldas Lewinsohn
    18-27
  • O Campo de Visão e o corpo-perceptivo

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.5
    Marcelo Lazzaratto
    28-32
  • O caminho do homem ao ator e o retorno

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.6
    Antonio Januzelli
    33-36
  • Stanislávski: ética, estética e gramática

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.7
    Marco Antonio Rodrigues
    37-45

Processos Coletivos

  • O processo colaborativo como modo de criação

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.8
    Antônio Araújo
    48-51
  • Autoria coletiva

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.9
    Rosyane Trotta
    52-59

Trabalhos de mesa

  • A mesa para a cena?

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.10
    Ricardo Kosovski
    62-65
  • O trabalho à mesa na Casa-Grande de Nelson Rodrigues

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.11
    Newton Moreno
    66-71
  • Os trabalhos de mesa entre as décadas 1940 e 1960

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.44
    Luiz Fernando Ramos, Lígia Cortez
    72-83

Dramaturgia latino-americana

  • Daniel Veronese: um teatro da falta

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.13
    André Carreira
    86-89
  • Mulheres Sonharam Cavalos

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.14
    Daniel Veronese
    91-105

Memória da cena brasileira

  • O grande sonho do guerreiro da quimera: teatro-escola como um ideal

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.15
    Sebastião Milaré
    108-117

Técnica

  • Davi de Brito: a trajetória de um iluminador

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.16
    Cássio Pires, Lílian Sarkis
    120-127

Interculturalismo

  • A origem do processo

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.17
    Gigi Dall'Aglio
    130-145
  • Gigi Dall'Aglio e o processo de montagem de Gaviões e passarinhos no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.18
    Rodrigo Spina
    147-153

Retrato

  • Cleyde Yáconis, profissão: atriz

    DOI: https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.19
    Oswaldo Mendes
    156-167