Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as Diretrizes para Autores serão recusadas para publicação.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra editora publicadora; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.DOC).
  • Os metadados foram preenchidos corretamente nas duas línguas exigidas.
  • Os documentos que possuem número DOI foram devidamente identificados na bibliografia.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre da revista. Estou ciente que, ao enviar o meu artigo, ele passará por revisão de texto e que, após a aprovação da última versão, não será possível realizar mudanças no texto.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: Artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

  1. Os trabalhos submetidos para publicação devem ser originais e inéditos.
  2. Devem ser acompanhados de resumo (de 5 a 10 linhas) e palavras-chave (de 3 a 5 palavras) em dois idiomas: português e inglês, ou francês ou espanhol.
  3. Os trabalhos aceitos serão publicados na seção Artigos. As demais seções da revista serão reservadas a textos de convidados e textos dramatúrgicos.
  4. Os trabalhos devem ter até 15 páginas (ou 32. 000 caracteres no total).
  5. A fonte do texto: Times New Roman; corpo 12, espaço 1,5 entrelinhas.
  6. Para assegurar a avaliação cega, os trabalhos submetidos não deverão mencionar, no corpo do texto: o nome do autor nem a instituição a que está vinculado.
  7. No caso de uso de imagens, estas devem ser acompanhadas de legenda, da fonte e dos créditos (do fotógrafo, por exemplo) correspondentes, e com resolução mínima de 300dpi.
  8. As notas de rodapé devem ser apresentadas no pé da página, corpo 10, em espaço simples, e compor os comentários, não as referências.
  9. As citações diretas, com mais de 3 linhas, devem ser destacadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, corpo 11, em redondo e sem aspas.
  10. As citações diretas e as indiretas devem ser acompanhadas sempre de suas referências bibliográficas, seguindo as normas ABNT NBR 6023/2002.
  11. Quando as citações diretas estiverem no corpo do texto, devem seguir o modelo: (AUTOR, data, número da página citada). Se indiretas: (AUTOR, data).
  12. As referências devem seguir os modelos abaixo indicados:


No caso de livro

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013, 224 p.

 

No caso de capítulo

TORRES, W. L.; VIEIRA, F. J. Artistas e companhias estrangeiras no Brasil. In: FARIA, J.  R.  (Org.) História do teatro brasileiro: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva; Edições Sesc-SP, 2012, v. I, p. 388-402.

 

No caso de artigos de periódicos

SCHECHNER, Richard. Grotowski e os grotowskianos. Olhares. Revista da Escola Superior de Artes Célia Helena, n. 2, 2010, p. 6-13.


No caso de teses e dissertações

SARAIVA, H. Iluminação teatral: história, estética e técnica. 1989. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 1989, p. 300.


No caso de documentos da Internet

PORTUGAL, Daniel B.; ROCHA, Rose Melo. Como caçar e ser caçado por imagens: Entrevista com W. J. T. Mitchel.  Revista da associação nacional dos programas de pós-graduação em comunicação, v. 12, n. 1, abr. 2009. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/ecompos/article/viewPDFIntersti­tial/376/327> Acesso em: 27 jun. 2009.

 

 

 

 

Pedagogia das Artes da Cena

Seção destinada a artigos que discutam ferramentas e procedimentos relacionados à atuação, considerando-se o ator o centro da cena, como sujeito criador autônomo, mas que necessita responder também a solicitações de ordem social, política e afetiva.

Memória da cena brasileira

A seção apresenta artigos que recuperem documentos históricos e entrevistas com indivíduos ou grupos cujo relato encaminha a preservação da história do teatro brasileiro.

Interculturalismo

A seção apresenta trabalhos voltados para a produção artística em que o diálogo intercultural esteja no centro do debate, levando em consideração os desafios da transposição de fronteiras culturais e internacionais: sociais, políticas e religiosas.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.