O corpo-vivido do ator. Caminhos para a formação do ator na contemporaneidade

Autores

  • Pedro José de Freitas Ziroldo Escola Superior de Artes Célia Helena. São Paulo, SP.

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v5i1.93

Palavras-chave:

Corporeidade, Fenomenologia, Papel do ator, Representação, Teatro contemporâneo.

Resumo

O Teatro Pós-Moderno trouxe mudanças paradoxais e também discussões referentes à composição da cena e sua dramaturgia, principalmente à função do ator e de sua atitude cênica. A atenção ao corpo, a presença e o gesto de “autorrepresentação” parecem caracterizar o trabalho do ator no teatro contemporâneo. O corpo em questão, trata-se do próprio sujeito. O ator torna-se um “ser-em-cena”, e seu ato é entendido como fenômeno e experiência na cena. O conceito “corpo-vivido”, de Merleau-Ponty, pode contribuir para a formação deste “novo ator”, diante das transformações que acompanham o teatro
contemporâneo.

Biografia do Autor

Pedro José de Freitas Ziroldo, Escola Superior de Artes Célia Helena. São Paulo, SP.

Ator, Educador e Psicólogo. Tem formação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Cursa o Mestrado Profissional em Artes da Cena na Escola Superior de Artes Célia Helena. Seus estudos se relacionam à Corporeidade e Subjetividade do Artista. Atua como coordenador artístico-pedagógico do Espaço Municipal de Artes (EMA), de Arapongas, Paraná.

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Publicado

25/08/2018

Como Citar

Ziroldo, P. J. de F. (2018). O corpo-vivido do ator. Caminhos para a formação do ator na contemporaneidade. Olhares, 5(1), 14–20. https://doi.org/10.59418/olhares.v5i1.93