Stanislávski e a tomada de decisão
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.131Palavras-chave:
Stanislávski, Teatro, Pedagogia, Atuação, Processo CriativoResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a gramática stanislavskiana, considerando sua aplicação pedagógica na escola Célia Helena desde os anos 1970. Para tanto, apresenta-se uma contextualização histórica do trabalho de Stanislávski a partir das formulações do seu Sistema, os caminhos criativos e as bases do pensamento e da ação do ator, encenador e pedagogo russo, fundamentais no panorama das artes cênicas, desde o início do século XX até hoje.
Referências
D’AGOSTINI, Nair. Stanislávski e o método de análise ativa: a criação do diretor e do ator. São Paulo: Perspectiva, 2018.
GROTÓWSKI, Jerzy. Sobre o Método das Ações Físicas. Palestra proferida por Grotówski no Festival de Teatro de Santo Arcangelo (Itália), em junho de 1988. Disponível em: <https://4portascpc.weebly.com/jerzy-grotowski.html> acesso em setembro de 2020.
KARTUN, Mauricio. Terrenal – pequeno mistério ácrata. Trad. BOAL, Cecília. Texto original de Maurício Kartun com tradução de Cecília Boal, versão não publicada. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.