TODAS POR UMA
A PASSAGEM DE ARIANE MNOUCHKINE PELO TEATRO BRA SILEIRO PELA LENTE DE JEANNE DOSSE
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.234Schlagworte:
Ariane Mnouchkine, teatro brasileiro, musical, Théâtre du Soleil, processo de criação, atuação, filme de teatro, cena expandidaAbstract
Este artigo trata do filme documentário Todas por uma (2022), de Jeanne Dosse, que apresenta como, em meio às crises econômica, política, social e cultural que assolaram o Brasil, Ariane Mnouchkine, diretora do Théâtre du Soleil (França). Ariane foi convidada para supervisionar a encenação da peça de teatro As comadres (2019), uma versão de Les Belles-Soeurs (1965) do canadense Michel Tremblay, tornado musical em 2010, por René Richard Cyr, com mais de vinte atrizes brasileiras, em uma abordagem colaborativa que visava romper com os padrões dominantes e dar origem a uma obra coletiva. Além de evidenciar o encontro entre Mnouchkine e o teatro brasileiro, o artigo procura, ainda, apontar as pistas que mostram a forte ligação entre Ariane e o cinema, explícita na forma pela qual a encenadora e cineasta conduz seus processos de criação e inventa linguagens por imagens.
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