TODAS POR UMA

A PASSAGEM DE ARIANE MNOUCHKINE PELO TEATRO BRA SILEIRO PELA LENTE DE JEANNE DOSSE

Autor/innen

  • Julia da Silva Carrera

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.234

Schlagworte:

Ariane Mnouchkine, teatro brasileiro, musical, Théâtre du Soleil, processo de criação, atuação, filme de teatro, cena expandida

Abstract

Este artigo trata do filme documentário Todas por uma (2022), de Jeanne Dosse, que apresenta como, em meio às crises econômica, política, social e cultural que assolaram o Brasil, Ariane Mnouchkine, diretora do Théâtre du Soleil (França). Ariane foi convidada para supervisionar a encenação da peça de teatro As comadres (2019), uma versão de Les Belles-Soeurs (1965) do canadense Michel Tremblay, tornado musical em 2010, por René Richard Cyr, com mais de vinte atrizes brasileiras, em uma abordagem colaborativa que visava romper com os padrões dominantes e dar origem a uma obra coletiva. Além de evidenciar o encontro entre Mnouchkine e o teatro brasileiro, o artigo procura, ainda, apontar as pistas que mostram a forte ligação entre Ariane e o cinema, explícita na forma pela qual a encenadora e cineasta conduz seus processos de criação e inventa linguagens por imagens.

Autor/innen-Biografie

Julia da Silva Carrera

Doutora pelo PPGAC-UNIRIO (2023) em História e Historiografia do Teatro e das Artes, com passagem
pela Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, com a tese Vai luz, som... Silêncio, câmera rodando... Soleil! – A presença do
cinema na obra de Ariane Mnouchkine. É mestre pela UFRJ (2017) e sua dissertação foi publicada em livro, Les
Éphémères – cinema em cena no Théâtre du Soleil. Atualmente está em pesquisa de pós-doutorado na ECA/USP
e na ECO/UFRJ. É pesquisadora no grupo de pesquisa CEPECA – Centro de Pesquisa em Experimentação
Cênica do Ator, ECA – USP, sob direção do Prof. Dr. Eduardo Tessari Coutinho.

Veröffentlicht

2025-01-23

Zitationsvorschlag

Carrera, J. da S. (2025). TODAS POR UMA: A PASSAGEM DE ARIANE MNOUCHKINE PELO TEATRO BRA SILEIRO PELA LENTE DE JEANNE DOSSE. Olhares, 11(1), 62–71. https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.234