BACO-DIONISO-ZAGREU E AS ORIGENS DO TEATRO OCIDENTAL

Autor/innen

  • Carlos Henrique Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.238

Schlagworte:

Teatro, Dioniso, antiguidade grega, pólis, mitologia grega

Abstract

Procuro com este estudo caminhos que indiquem modos de filiação entre atributos dionisíacos e a permanência desse deus na esfera do teatro na pólis. Por que considerar o teatro como uma dádiva de Baco, tal como o vinho, a morte, o renascimento e o êxtase? Partindo das qualidades dessa divindade e suas conexões com as origens do teatro ocidental, interesso-me por indícios das características primordiais de Dioniso que possam ainda prevalecer na prática teatral. Pretendo tratar aqui sobre tal questão, compartilhando uma reflexão acerca dos aspectos dionisíacos no antigo teatro grego, suas origens e desenvolvimento na pólis.

Autor/innen-Biografie

Carlos Henrique Guimarães

Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (PPGAC–UNIRIO). Licenciado em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da
Universidade Estadual Paulista (UNESP). É pai, ator, performer, diretor, dramaturgo, pesquisador, produtor e
professor de artes cênicas. Autor do livro Práticas Xamânicas de si: performatividade cosmopolítica em perspectiva
ameríndia (Editora Dialética). Atualmente trabalha na Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH)
como editor assistente da Revista Olhares, professor de teatro da graduação, pós-graduação e integra a equipe
de coordenação da ESCH. Foi Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro do
Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Professor Temporário do
Curso de Licenciatura em Teatro e Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri
(URCA).

Veröffentlicht

2025-01-23

Zitationsvorschlag

Guimarães, C. H. (2025). BACO-DIONISO-ZAGREU E AS ORIGENS DO TEATRO OCIDENTAL. Olhares, 11(1), 94–101. https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.238