Alumbramento e pesquisa: de chistes e tiques no discurso da pesquisa em artes cênicas

Autori

  • Marcos Barbosa de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v6i1.115

Parole chiave:

Pesquisa acadêmica, Pesquisa em artes, Epistemologia da pesquisa

Abstract

Este artigo problematiza a natureza da pesquisa acadêmica realizada no campo das artes, sobretudo a partir da perspectiva da hierarquização de saberes que atribui a modelos ortodoxos de pesquisa status superior ao da pesquisa expressada como ato criativo artístico propriamente dito. Traça-se, ainda, uma analogia entre o trabalho do pesquisador em artes e o trabalho do pesquisador em neurociências, a partir da obra de Oliver Sacks, tomando-se como termos de comparação premissas elaboradas por Michel Foucault em A ordem do discurso (1970).

Biografia autore

Marcos Barbosa de Albuquerque

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2008), Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2000). Professor da Escola Superior de Artes Célia Helena (São Paulo, SP). Experiência na área de Artes Cênicas e de Artes do Vìdeo, com ênfase em teoria do drama e em dramaturgia.

Pubblicato

2019-07-24

Come citare

de Albuquerque, M. B. (2019). Alumbramento e pesquisa: de chistes e tiques no discurso da pesquisa em artes cênicas. Olhares, 6(1), 6–13. https://doi.org/10.59418/olhares.v6i1.115