O corpo e a carne

Autores

  • Carolina Gonzalez Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH)

Palavras-chave:

Psicofísico, Interpretação, Naturalismo, Grotesco, Plínio Marcos

Resumo

A presença e a importância que possuem o corpo e as ações corporais (ou físicas) dos personagens na dramaturgia de Plínio Marcos. A análise parte da diferença entre corpo e carne dada pelo filósofo francês Michel Henri, passando pelas considerações científicas de William James e de John Dewey, filósofos e psicólogos americanos. Ao abordar a estética grotesca do teatro de Plínio Marcos, chega-se a uma análise de seu teatro que reconsidera sua estética naturalista e lhe permite outras possibilidades.

Biografia do Autor

Carolina Gonzalez, Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH)

Atriz, diretora, mestre em Artes Cênicas pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e professora do Teatro-escola Célia Helena (TECH) e da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH).

Referências

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NOUVEAU PETIT, Robert. Dicionário eletrônico.

SHUSTERMAN Richard. Conscience du corps, pour un soma-esthetique, (trad. Nicolas Vieillescazes). Paris – Tel-Aviv: Editions de l’Eclat, 2007.

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Publicado

08/07/2015

Como Citar

Gonzalez, C. (2015). O corpo e a carne. Olhares, (2), 130-135. Recuperado de https://olharesceliahelena.com.br/index.php/olhares/article/view/37

Edição

Seção

Memória da cena brasileira