Guerrilhas, Performance e Territórios:
vivendo nas fissuras
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.123Palavras-chave:
Fronteira, Performance, Ruídos, Territórios, Guerrilhas estéticas.Resumo
O presente artigo busca discutir em sua integridade quais são as possibilidades dos territórios em que podemos acionar as nossas performances ruidosas, e tensionar as estéticas a partir das perspectivas das existências dissidentes e dissonantes, entendendo que as nossas existências se inscrevem no território proporcionando um novo entendimento das fronteiras. Compreendendo as possibilidades e os cenários políticos atuais, nos debruçamos sobre temas como as disputas de narrativas e os novos mundos, ou os espaços da fronteira para discutir o espaço em que a performance acontece e como os nossos corpos se inserem como performance nesses territórios fronteiriços.
Referências
AQUINO, Fernando; MEDEIROS, Maria Beatriz. Corpos informáticos: performance, corpo, política. Brasília: Editora UNB, 2011.
GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. Em defesa da arte da performance. In., DAWSEY, John; MOLLER, Regina [et. al.] (org). Antropologia e performance: ensaios na pedra. São Paulo: Terceiro Nome, 2013.
MEDEIROS, Maria Beatriz (org.). Espaço e performance. Brasília: Capes, 2007.
PIGNATARI, Décio. Contracomunicação. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Ch’ixinakax utxiwa: una reflexión sobre práticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.
SAYAK, Valencia. Capitalismo Gore. Santa Cruz de Tenerife: Mulusina, 2010.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.