Teatro hispano-americano do pós-guerra: esboço de abordagem
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.33Schlagworte:
Teatro latino-americano, Novos dramaturgos do MéxicoAbstract
No final do século XIX, a dramaturgia hispano-americana mantinha fortes vínculos de dependência com o teatro espanhol, porém, a partir do início do século XX, essa relação começa a se modificar por causa de questões fundamentais que emergiram durante a virada do século. Espanha concluía o ciclo colonizador das Américas e as nações emergentes lutavam por consolidar sua independência política. O teatro latino americano afirmou-se empregando procedimentos narrativos próprios, como o drama maia e quéchua, a comédia de costumes e o grotesco criollo. No pós-guerra, a assimilação das inovações temático-estilísticas do expressionismo, simbolismo e teatro épico, conjugadas ao fluxo migratório europeu no seu embate com a tradição autóctone, assentou as bases do teatro hispano-americano contemporâneo.Downloads
Veröffentlicht
2015-07-08
Zitationsvorschlag
Garcia, H. H. V. (2015). Teatro hispano-americano do pós-guerra: esboço de abordagem. Olhares, 2(1), 62–65. https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.33
Ausgabe
Rubrik
Dramaturgia latino-americana
Lizenz
Copyright (c) 2015 Olhares
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.