Uma Luz para atravessar a escuridão
A arte, um refletor para a educação em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.143Keywords:
art, education, school dropout, scholarship, pandemic, covid-19, coronavirusAbstract
This article reflects on the pandemic of COVID-19 and some of its consequences on education, such as the schools shutdown, the use of online teaching and the gradual return to face-to-face classes. In this obscure scenario, art is thought as a tool that contributes to the sheltering and the sense of belonging of students in the scholar environment and a way to prevent further school dropout.
References
BARBOSA, A. M. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/arte, 1998.
BARRETO, D. Escola estadual de São Gonçalo dá espetáculo e combate evasão escolar com grupo de teatro. Extra, 30 jul. 2014.
BASILIO, A. L. Por que a pandemia pode contribuir com a evasão escolar? Carta Capital, 3 set. 2020.
BBC BRASIL. Brasil chega a 200 mil mortes por covid-19 em dia com recorde de óbitos e casos. BBC Brasil, 7 jan. 2021.
BRASIL. Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica. Portal de Notícias, 2016.
CHIARETTI, D. A arte de educar. Folha de S. Paulo, 26 abr. 2005.
CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE. Juventudes e a pandemia do Coronavírus. Disponível em: <https://www.juventudeseapandemia.com/>. Acesso em: 10 jan. 2021.
ESTADÃO. OMS declara emergência de saúde pública global por surto de coronavírus. O Estado de S. Paulo, 30 jan. 2020.
IBGE. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio>. Acesso em: 10 jan. 2021a.
IBGE. PNAD Contínua TIC 2018: Internet chega a 79,1% dos domicílios do país. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais>. Acesso em: 10 jan. 2021b.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MOREIRA, A.; PINHEIRO, L. OMS declara pandemia de coronavírus. G1, 11 mar. 2020.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
MORRONE, B. A importância do ensino de artes nas escolas (Entrevista com Ana Mae Barbosa). Época, jun. 2016.
PERES, P. A arte pode beneficiar até a alfabetização nas escolas. Nova Escola, set. 2019.
POLANCZYK, G. O custo da pandemia sobre a saúde mental de crianças e adolescentes. Jornal da USP, 11 maio 2020.
SAINT-EXUPÉRY, A. O pequeno príncipe. São Paulo: Harper Collins, 2013.
SPERB, P. et al. Todos os estados cancelam aulas na rede pública estadual. Folha de S. Paulo, 17 mar. 2020.
STRAZZACAPA, M. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, v. 21, n. 53, p. 69–83, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000100005
XAVIER, A. L. O teatro, o jogo e a educação escolar. Revista Piratininga, v. 2, p. 90–2, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Olhares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.