Uma Luz para atravessar a escuridão

A arte, um refletor para a educação em tempos de pandemia

Authors

  • Laura Carvalho Azevedo Escola Superior de Artes Célia Helena

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.143

Keywords:

art, education, school dropout, scholarship, pandemic, covid-19, coronavirus

Abstract

This article reflects on the pandemic of COVID-19 and some of its consequences on education, such as the schools shutdown, the use of online teaching and the gradual return to face-to-face classes.  In this obscure scenario, art is thought as a tool that contributes to the sheltering and the sense of belonging of students in the scholar environment and a way to prevent further school dropout.

Author Biography

Laura Carvalho Azevedo, Escola Superior de Artes Célia Helena

Atriz e professora de teatro, graduada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP em 2004, com especialização em Teatro. Mestranda em Artes da Cena na Escola Superior de Artes Célia Helena, sob orientação da Profa. Dra. Liana Ferraz. Iniciou sua carreira profissional em 1998 no Paraná, onde se formou na Escola Municipal de Teatro de Londrina. Em São Paulo, trabalhou como atriz com diversos diretores e grupos como Brian Penido, Le Plat du Jour, Alexandre Reinecke e Luís Antônio Pilar.

References

BARBOSA, A. M. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/arte, 1998.

BARRETO, D. Escola estadual de São Gonçalo dá espetáculo e combate evasão escolar com grupo de teatro. Extra, 30 jul. 2014.

BASILIO, A. L. Por que a pandemia pode contribuir com a evasão escolar? Carta Capital, 3 set. 2020.

BBC BRASIL. Brasil chega a 200 mil mortes por covid-19 em dia com recorde de óbitos e casos. BBC Brasil, 7 jan. 2021.

BRASIL. Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica. Portal de Notícias, 2016.

CHIARETTI, D. A arte de educar. Folha de S. Paulo, 26 abr. 2005.

CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE. Juventudes e a pandemia do Coronavírus. Disponível em: <https://www.juventudeseapandemia.com/>. Acesso em: 10 jan. 2021.

ESTADÃO. OMS declara emergência de saúde pública global por surto de coronavírus. O Estado de S. Paulo, 30 jan. 2020.

IBGE. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio>. Acesso em: 10 jan. 2021a.

IBGE. PNAD Contínua TIC 2018: Internet chega a 79,1% dos domicílios do país. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais>. Acesso em: 10 jan. 2021b.

KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MOREIRA, A.; PINHEIRO, L. OMS declara pandemia de coronavírus. G1, 11 mar. 2020.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

MORRONE, B. A importância do ensino de artes nas escolas (Entrevista com Ana Mae Barbosa). Época, jun. 2016.

PERES, P. A arte pode beneficiar até a alfabetização nas escolas. Nova Escola, set. 2019.

POLANCZYK, G. O custo da pandemia sobre a saúde mental de crianças e adolescentes. Jornal da USP, 11 maio 2020.

SAINT-EXUPÉRY, A. O pequeno príncipe. São Paulo: Harper Collins, 2013.

SPERB, P. et al. Todos os estados cancelam aulas na rede pública estadual. Folha de S. Paulo, 17 mar. 2020.

STRAZZACAPA, M. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, v. 21, n. 53, p. 69–83, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000100005

XAVIER, A. L. O teatro, o jogo e a educação escolar. Revista Piratininga, v. 2, p. 90–2, 2020.

Published

2020-12-22

How to Cite

Carvalho Azevedo, L. (2020). Uma Luz para atravessar a escuridão: A arte, um refletor para a educação em tempos de pandemia. Olhares, 8(1), 52–58. https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.143