FRAGMENTOS

O ENCENADOR-DRAMATURGO, O MATERIAL E A CORALIDADE

Autores/as

  • Marcelo Lazzaratto

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.232

Palabras clave:

dramaturgia cênica, encenador como dramaturgo, material, coralidade, Campo de Visão

Resumen

este artigo tem como objetivo apresentar a dramaturgia cênica Fragmentos como texto teatral. Texto composto a partir da correlação de materiais de diversas disciplinas e artes que se configurou no espetáculo Fragmentos, uma produção do Teatro Cais 21 por mim concebido e estreado em março de 2023, em Palmela, Portugal. E apresenta o percurso de criação refletindo a respeito dos conceitos “encenador como dramaturgo”, “material” e “coralidade”. Este trabalho está inserido no projeto de pesquisa Campo de visão: coralidade e outros corpos, contemplado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) como Bolsa Pesquisa no Exterior (BPE), Processo 2022/05631-8.

Biografía del autor/a

Marcelo Lazzaratto

Ator e diretor. É doutor e livre-docente pela Universidade de Campinas (Unicamp). Diretor artístico da Cia.
Elevador de Teatro Panorâmico, desenvolve há 30 anos o sistema improvisacional Campo de Visão.

Publicado

2025-01-23

Cómo citar

Lazzaratto, M. (2025). FRAGMENTOS : O ENCENADOR-DRAMATURGO, O MATERIAL E A CORALIDADE. Olhares, 11(1), 32–53. https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.232