IMPROVISAÇÃO, INTUIÇÃO E INSTANTE

Autores/as

  • Daves Otani

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.236

Palabras clave:

improvisação, composição cênica, análise ativa, Bachelard, intuição e instante

Resumen

Nesta reflexão proponho pesarmos o instante fecundo, um instante criativo de improvisação, uma experiência fundante para o artista da cena. Este pensamento sobre a prática se construiu a partir de vivências próprias enquanto ator, ainda que sempre sob experiências laboratoriais coletivas, potente caminho para a criação cênica. Inspirada no livro “A intuição do Instante”, do filósofo francês Gaston Bachelard, em interlocução com os pensadores e pesquisadores das artes cênicas Constantin Stanislávski e Eugênio Kusnet – entre outros –, primeiramente apontada na pesquisa de doutoramento, tem seus primeiros passos em investigações realizadas a partir das criações cênicas da Boa Companhia, grupo teatral de pesquisa continuada, com o qual trabalhei de 1992 a 2017.

Biografía del autor/a

Daves Otani

Ator e professor. Coordenador de graduação e pós-graduação lato sensu em Direção e Atuação da Escola
Superior de Artes Célia Helena (ESCH). É graduado em Artes Cênicas (1992/ Unicamp), Mestre (2005)
e Doutor (2012) em Artes da Cena pela mesma universidade. É professor de Interpretação, improvisação,
jogos e pedagogia teatral desde 2010 na ESCH, onde compôs as equipes de implantação do curso de
Licenciatura em Teatro e do Mestrado Profissional em Artes da Cena. Orienta projetos de lato sensu e stricto
sensu. Pesquisa a improvisação como procedimento de composição da cena.

Publicado

2025-01-23

Cómo citar

Otani, D. (2025). IMPROVISAÇÃO, INTUIÇÃO E INSTANTE. Olhares, 11(1), 79–85. https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.236