GEOGRAFIAS DE RESISTÊNCIAS

UM OLHAR ACERCA DO MOVIMENTO ARTE PELA DEMOCRACIA

Autores/as

  • Luaa Gabanini

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.244

Palabras clave:

Arte, Democracia, Urgência, Insurgência, Poética

Resumen

Este artigo segue as pistas da memória, entendendo o corpo em performance conectado com o meio em que vive, como lugar de rastreamento no qual os acontecimentos poéticos se iniciam. São relatadas algumas experiências do movimento Arte pela Democracia - um grupo tático que tem como linguagem a arte, buscando sempre proposições coletivas de vozes múltiplas. E tendo o inesperado como uma das estratégias para a ocupação simbólica dos lugares e o agrupamento dos corpos para a criação de imagens que disputem novas narrativas, ressalta a ideia do corpo como território capaz de insurgir paisagens.

Biografía del autor/a

Luaa Gabanini

Atriz-MC, performer, DJ, diretora, coreógrafa, professora e pesquisadora das artes do corpo. Doutora na ECA-USP, Mestre em Artes pela ECA-USP, com especialização em Direção Teatral (Lato Sensu) na (ESCH) Escola Superior de Artes Célia Helena. Fez sua graduação em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e professora de estudos e práticas corporais na Escola Superior de Artes Célia Helena.

Publicado

2025-01-23

Cómo citar

Gabanini, L. (2025). GEOGRAFIAS DE RESISTÊNCIAS: UM OLHAR ACERCA DO MOVIMENTO ARTE PELA DEMOCRACIA. Olhares, 11(1), 138–149. https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.244