NO PAÍS DOS TARAHUMARAS. Antonin Artaud no México dos anos 1930

Autores/as

  • Tânia Gomes Mendonça Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.70

Palabras clave:

Teatro moderno, Teatro francês, Performance.

Resumen

Este artigo pretende lançar luz à visita do artista francês Antonin Artaud à terra dos índios tarahumaras, em 1936, no México. O texto encontra-se mais ligado ao âmbito historiográfico do que ao biográfico, uma vez que parte de uma análise histórica da viagem de Artaud a este país. O artigo procura relacionar as reflexões de Artaud aqui analisadas à sua concepção de teatro no mesmo período. Busca-se também questionar, no texto, as contradições do autor ao relatar a sua viagem à terra indígena, assim como apresentá-lo como um sujeito integrado às discussões artísticas de seu tempo histórico.

 

Biografía del autor/a

Tânia Gomes Mendonça, Universidade de São Paulo

Possuo graduação e mestrado pelo Departamento de História da Universidade de São Paulo. Sou formada como atriz pelo curso técnico do Teatro Escola Célia Helena. Desde 2016, sou doutoranda pelo Departamento de História Social da USP.

Publicado

2017-05-05

Cómo citar

Gomes Mendonça, T. (2017). NO PAÍS DOS TARAHUMARAS. Antonin Artaud no México dos anos 1930. Olhares, 4(1), 72–78. https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.70