Autocrítica genética: uma construção dramatúrgica a partir dos diários de Ana Maria, minha mãe
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v5i1.95Palabras clave:
Teatro, Dramaturgia, Memória, Crítica genética.Resumen
A busca pela origem, as histórias há muito esquecidas e a recuperação e a preservação de memórias e de situações que moldaram passagens dos diários e anotações de Ana Maria Érnica, minha mãe, norteiam o presente artigo acerca do processo criativo de uma produção dramatúrgica. No desenvolvimento da pesquisa, a principal perspectiva metodológica empregada foi a Crítica Genética, como proposta por Cecilia de Almeida Salles.Citas
ABREU, Luís Alberto. A restauração da narrativa. In: NICOLETE, Adélia (Org.) Luís Alberto de Abreu: um teatro de pesquisa. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de
Jeanne Marie Gagnebin, Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 123-128. (Obras escolhidas, v.1)
______. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: ______. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin, Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 213-240. (Obras escolhidas, v.1)
______. Sobre o conceito de história. In: ______. Prefácio de
Jeanne Marie Gagnebin, Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 241-252. (Obras escolhidas, v.1)
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos (3a ed.). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos, seguido de envelhecer e morrer. Tradução de Plínio Dentzein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
GUZMÁN, Patricio. Nostalgia de la luz. [Filme-vídeo]. Direção de Patricio Guzmán. Chile – Spain – France – Germany – USA, 2010. 130 min.
HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
PALLOTTINI, Renata. O que é dramaturgia. São Paulo: Brasiliense, 2005.
SALLES, Cecilia Almeida. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3ª ed. revista. São Paulo: EDUC, 2008.
______ . Gesto inacabado: processo de criação artística. 6 ed. revista. São Paulo: Intermeios, 2013.
VISNIEC, Matéi. A palavra progresso na boca de minha mãe soava terrivelmente falsa. Tradução de Luiza Jatobá. São Paulo: Realizações Editora, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Olhares
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.