A mesa para a cena?
DOI :
https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.10Mots-clés :
Trabalho de mesa, Textocentrismo, CenocentrismoRésumé
O trabalho de mesa como etapa de preparação da cena. Lugar de apontamentos e criador de potencialidades estéticas. A análise coletiva do texto teatral. Espaço de mediação que busca aprofundar a construção dramática do texto e os laços pessoais da equipe de criação e elenco. Breve reflexão acerca das ações prioritárias para o processo de construção teatral e suas respectivas ênfases: texto ou cena? A mesa como acento na prática reflexiva da montagem.Références
DE TORO, F. Theatre semiotics: text and staging in modern theatre. Toronto: University of Toronto Press, 1995. DOI: https://doi.org/10.3138/9781442682597
HODGE, F. Play directing : analysis, communication and style. Nova York: Prentice Hall, 1971.
LEHMAN, H. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PAVIS, P. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ROOSE-EVANS, J. Experimental theatre: from Stanislavsky to Peter Brook. Londres: Rotledge, 1989.
RYNGAERT, J. P. Introdução à análise teatral. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
__________. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
UBERSFELD, A. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Olhares 2015
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.