Cecília Meireles e o teatro de bonecos: uma relação entre arte, folclore e educação
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.117Parole chiave:
Teatro de Bonecos, Cecília Meireles, Sociedade Pestalozzi do Brasil, Folclore.Abstract
Este artigo almeja lançar luz a uma faceta pouco conhecida da trajetória artística de Cecília Meireles: sua relação com o teatro de bonecos a partir de seu vínculo com a Sociedade Pestalozzi do Brasil e com Helena Antipoff, uma das fundadoras dessa instituição. Cecília Meireles foi a responsável pela autoria de uma peça de teatro de bonecos produzida durante um curso orientado pela Sociedade Pestalozzi nos anos 1940 Auto do menino atrasado – um Auto de Natal – , que unia cultura popular e poesia para o público infantil. Dentro de sua perspectiva de conservar o folclore brasileiro por meio da educação, o teatro de bonecos, para Cecília Meireles, parecia vincular o projeto de difusão dessa linguagem cênica como estratégia formativa ao desejo de levar a poesia e o folclore para o público infantil brasileiro.
Riferimenti bibliografici
ANTIPOFF, Helena. Porque “teatro de bonecos”? (Rascunho). Documento localizado na Caixa J1-4, Pasta 08, 1-20, Tema: Teatro na Educação. Fonte encontrada no Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA).
CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
FERREIRA, Cláudio. “Histórico”. In: Revista Mamulengo. Rio de Janeiro. Julho/Setembro de 1973, n. 1, p. 6-8.
MEDINA, Pablo. “Viagens do bonequeiro Javier Villafañe no Brasil”. In: Revista do Instituto Estadual do Livro – Continente Sul Sur. Porto Alegre. Outubro de 1997, n. 5, p. 145-155.
MEIRELES, Cecília. Auto do menino atrasado. Documento localizado na Caixa J1-4, Pasta 08, 1 20, Tema: Teatro na Educação. Fonte encontrada no Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA).
MEIRELES, Cecília. “Auto do menino atrasado”. In: Revista Mamulengo. Rio de Janeiro. Outubro de 1973/ Março de 1974, n.2, p. 15-19.
OBRY, Olga. “ALGUMA HISTÓRIA – Relatório das atividades do Teatro de Marionetes e de Máscaras Sociedade Pestalozzi do Brasil”. In: Revista Mamulengo. Rio de Janeiro, dezembro/1976, n. 5, p.20-21.
Prestação de contas para o Serviço Nacional de Teatro. Sociedade Pestalozzi do Brasil, Rio de Janeiro, n. 21/47 (20/04/1947).
Prestação de contas para o Serviço Nacional de Teatro. Sociedade Pestalozzi do Brasil, Rio de Janeiro, n. 92/46 (31/10/1946).
PRIMEIRA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE O TEATRO E A JUVENTUDE. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 03/12/1952. Autor desconhecido.
SUCESSO DO PRIMEIRO ‘CURSO DE TEATRO DE BONECOS’ DO BRASIL, O. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 04/10/1946. Autor desconhecido.
VIEIRA, Ana Paula Leite. Cecília Meireles e a educação da infância pelo folclore. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, 2013.
VILHENA, Luís Rodolfo da Paixão. Projeto e missão: o movimento folclórico brasileiro (1947- 1964). (Tese de Doutorado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, 1995.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Olhares
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.