Uma dança para um dia Claro: Notas reflexivas sobre o Método Dança-Educação Física de Edson Claro
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.63Parole chiave:
Dança, Método Dança-Educação Física, Memória.Abstract
Nesse texto buscamos os rastros do professor, pesquisador e artista Edson Claro e sua atuação na cena da dança através do Método Dança-Educação Física para se pensar a dança na Arte e na Educação Física. O texto objetiva compreender em notas reflexivas a importância do Método Dança-Educação Física para a criação em dança. Parte de uma abordagem qualitativa sob o viés da análise do discurso.
Riferimenti bibliografici
BOGÉA, Inês. Figuras da Dança: Edson Claro. Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, São Paulo Companhia de Dança. Documentário 31’, direção Inês Bogéa, São Paulo, 2012.
CLARO, Edson. Método dança-educação física: uma reflexão sobre consciência corporal e profissional. São Paulo: Robe Editorial, 1995.
COSTA, Elaine Melo de Brito. O corpo e seus textos: o estético, o politico e o pedagógico na dança. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 228 p. Campinas, SP: [s. n.], 2004.
DANTAS, Viviane dos Santos. Consciência e contemporaneidade: um diálogo a partir dos métodos Edson Claro e Klaus Vianna. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Dança – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
GINOT, Isabelle. From Shusterman’s Somaesthetics to a Radical Epistemology of Somatics. Dance Research Journal, Vol. 42, Nº 01, p.12-29, Verão [Summer] 2010. DOI: https://doi.org/10.1017/S0149767700000802
LOUPPE, Laurence. Poétique de la danse contemporaine. Bruxelas: Contredanse, 1997.
ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: Princípios & Procedimentos. 4ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6 ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
STRAZZACAPPA, Márcia. Fondements et enseignements des techniques corporelles des artistes de la scène dans l’état de São Paulo, au XXème siècle. Tese (Doutorado) – Université de Paris, France, 2000.
_____. O corpo e suas representações: as técnicas de educação somática na preparação do artista cênico. Cadernos CERU, série 2. N. 12, 2001.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2017 Olhares
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.