O LUGAR NÃO DOMINANTE DO GÊNERO DRAMÁTICO NA PÓS-MODERNIDADE

OS CASOS DE PETER SZONDI E HANS-THIES LEHMANN

Autores

  • Paulo Ricardo Berton

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.241

Palavras-chave:

Escrita Dramática, gênero dramático, Raymond Williams, teoria antidramática, Jean- Pierre Sarrazac

Resumo

O campo da Escrita Dramática, um gênero que não pode prescindir de elementos ontológicos como o conflito, por exemplo, é alvo de ataques constantes por autores que seguem os preceitos dominantes dos seus próprios contextos históricos. Este artigo, amparado nas ideias de Raymond Williams e Jean-Pierre Sarrazac, problematiza a defesa da supremacia do épico no drama, na obra de Peter Szondi e o conceito de pós-dramático, no livro homônimo de Hans-Thies Lehmann, aproximando-os, respectivamente, do pensamento teleológico do século XIX e do pensamento líquido da pós-modernidade, questionando a pertinência e relevância destas ideias em relação à multiface do gênero literário dramático.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Berton

Professor Associado do Departamento de Artes da UFSC, atua no curso de Graduação em Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit). Graduação em Artes Cênicas (UFRGS/1999). Mestre em Letras (PUCRS/2007). PhD em Teatro – University of Colorado at Boulder (2010). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Encenação Teatral e Escrita Dramática (NEEDRAM), que é membro do Network of Higher Education in Performing Arts (ITI/UNESCO). Organizador do SBEDR – Seminário Brasileiro de Escrita Dramática: Reflexão e Prática. Coordenador da Cia. Teatral Miletrê. Encontra-se atualmente em afastamento pós-doutoral junto ao Wiener Wortstätten em Viena, Áustria.

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Publicado

23/01/2025

Como Citar

Berton, P. R. (2025). O LUGAR NÃO DOMINANTE DO GÊNERO DRAMÁTICO NA PÓS-MODERNIDADE: OS CASOS DE PETER SZONDI E HANS-THIES LEHMANN. Olhares, 11(1), 117–124. https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.241