Os dez passos que separam palco e plateia
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.24Palavras-chave:
Improvisação, Jogo dramático, Teatro-jogo, Keith Johnstone, Frank TotinoResumo
A improvisação e o jogo dramático como procedimento para a descoberta de recursos expressivos no campo da interpretação/ator e recepção/espectador. O texto compartilha a experiência na Oficina de Improvisação de Frank Totino realizada em julho de 2010, na Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), ao mesmo tempo em que aponta algumas reflexões acerca da improvisação na contemporaneidade.Referências
MAGIOLO, Luciana Cristina. A criação coletiva como caminho para o desenvolvimento de uma dramaturgia nacional. Dissertação de Mestrado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA, 2005.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PESSOA, Fernando. Obra poética. São Paulo: Nova Aguilar, 1997.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. In: prefácio de RYNGAERT,
Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.