Autoria coletiva

Autores

  • Rosyane Trotta Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.9

Palavras-chave:

Processo colaborativo, Teatro de grupo, Autoria coletiva.

Resumo

Este texto apresenta uma análise reflexiva sobre a observação, entre o anos de 2005 e 2007, da estrutura organizacional de grupos de teatro. Análise do processo colaborativo a partir de três recortes texto/cena, o funcionamento do grupo e a função do encenador.

Biografia do Autor

Rosyane Trotta, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 1995, e Doutorado em Teatro pela mesma instituição (2008). Atualmente é professora da UNIRIO. Tem experiência na área de Teatro, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: encenação, dramaturgia, processo criativo e teatro de grupo.

Referências

BROOK, P. O diabo é o aborrecimento: conversas sobre teatro. Trad. Carlos Porto. Porto: Asa, 1993.

FOUCAULT, M. Dits et écrits. v.4, Paris: Gallimard, 1994.

RINALDI, M. O ator do Teatro da Vertigem: o processo de criação de Apocalipse 1,11. São Paulo, 2005. Dissertação de Mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA.

TROTTA, R. A autoria coletiva no processo de criação teatral. Rio de Janeiro, 2008. Programa de Pós-graduação em Teatro – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Uni-Rio.

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Publicado

08/07/2015

Como Citar

Trotta, R. (2015). Autoria coletiva. Olhares, 1(1), 52–59. https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.9

Edição

Seção

Processos Coletivos