O trabalho à mesa na Casa-Grande de Nelson Rodrigues

Autor/innen

  • Newton Moreno

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.11

Schlagworte:

Trabalho de mesa, Pesquisa de campo, Memória, Criação de personagem, Processo colaborativo, Memória foto

Abstract

O lugar do trabalho de mesa no processo de investigação sobre a memória e a obra ficcional, desenvolvido pelos atores da Companhia Os Fofos Encenam. A construção dramatúrgica e cênica no trabalho colaborativo. Este recorte foi realizado durante a criação do espetáculo Memória da cana, baseado no texto Álbum de família, de Nelson Rodrigues, e inspirado na visão da família patriarcal brasileira extraída do romance Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre.

Autor/innen-Biografie

Newton Moreno

Possui Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1990, Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1995, e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), em 2003. Atua principalmente nas áreas de: montagem teatral, encenação, dramaturgia, leitura dramática e atuação. Prêmio APCA de Melhor Espetáculo para Memória da Cana. Foi indicado ao Prêmio Shell e ganhador do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro pela direção de Memória da Cana, Prêmio Shell Rio 2007 e Contigo! de Teatro pelo texto As Centenárias. Prêmio Qualidade Brasil 2007, Melhor Espetáculo Comédia As Centenárias. Shell e APCA pelo texto Agreste, em 2004.

Literaturhinweise

BARTHES, R. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1980, p. 35.

Veröffentlicht

2015-07-08

Zitationsvorschlag

Moreno, N. (2015). O trabalho à mesa na Casa-Grande de Nelson Rodrigues. Olhares, 1(1), 66–71. https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.11