O trabalho à mesa na Casa-Grande de Nelson Rodrigues

Autori

  • Newton Moreno

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.11

Parole chiave:

Trabalho de mesa, Pesquisa de campo, Memória, Criação de personagem, Processo colaborativo, Memória foto

Abstract

O lugar do trabalho de mesa no processo de investigação sobre a memória e a obra ficcional, desenvolvido pelos atores da Companhia Os Fofos Encenam. A construção dramatúrgica e cênica no trabalho colaborativo. Este recorte foi realizado durante a criação do espetáculo Memória da cana, baseado no texto Álbum de família, de Nelson Rodrigues, e inspirado na visão da família patriarcal brasileira extraída do romance Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre.

Biografia autore

Newton Moreno

Possui Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1990, Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1995, e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), em 2003. Atua principalmente nas áreas de: montagem teatral, encenação, dramaturgia, leitura dramática e atuação. Prêmio APCA de Melhor Espetáculo para Memória da Cana. Foi indicado ao Prêmio Shell e ganhador do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro pela direção de Memória da Cana, Prêmio Shell Rio 2007 e Contigo! de Teatro pelo texto As Centenárias. Prêmio Qualidade Brasil 2007, Melhor Espetáculo Comédia As Centenárias. Shell e APCA pelo texto Agreste, em 2004.

Riferimenti bibliografici

BARTHES, R. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1980, p. 35.

Pubblicato

2015-07-08

Come citare

Moreno, N. (2015). O trabalho à mesa na Casa-Grande de Nelson Rodrigues. Olhares, 1(1), 66–71. https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.11

Fascicolo

Sezione

Trabalhos de mesa