O teatro imagem como ferramenta de autoconhecimento: uma proposta para alunos universitários
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v6i1.83Schlagworte:
Teatro Imagem, autoconhecimento, Augusto BoalAbstract
A proposta desta pesquisa está centrada na investigação das possibilidades e potencialidades que o método do Teatro Imagem, de Augusto Boal, possui ao ser ministrado para um coletivo de alunos universitários. Nos encontros realizados foram aplicados exercícios de Teatro Imagem que proporcionaram aos participantes a chance de refletir e questionar suas opiniões e pontos de vista acerca dos temas levantados nos referidos encontros e relacioná-los às ações físicas que surgiram durante a execução desses exercícios. Os resultados permitiram concluir que o Teatro Imagem fomentou reflexões e verticalizou percepções sobre temas atuais e potencializou a abertura de diálogo sobre esses mesmos assuntos dentro do coletivo de alunos universitários em questão.
Literaturhinweise
BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013, 224 p.
_______. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015, 416 p.
_______. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular. São Paulo: Editora HUCITEC, 1979, 168 p.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Brasil: Paz e Terra, 2016, 255 p.
________. Pedagogia da autonomia. 53. ed. Brasil: Paz e Terra, 2016, 144 p.
LIGIERO, Z; TURLE, L; ANDRADE, C. Augusto Boal. Arte, pedagogia e política. 1. ed. São Paulo: MAUAD, 2013, 224 p.?
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2019 Olhares
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.