O teatro imagem como ferramenta de autoconhecimento: uma proposta para alunos universitários

Autori

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v6i1.83

Parole chiave:

Teatro Imagem, autoconhecimento, Augusto Boal

Abstract

A proposta desta pesquisa está centrada na investigação das possibilidades e potencialidades que o método do Teatro Imagem, de Augusto Boal, possui ao ser ministrado para um coletivo de alunos universitários. Nos encontros realizados foram aplicados exercícios de Teatro Imagem que proporcionaram aos participantes a chance de refletir e questionar suas opiniões e pontos de vista acerca dos temas levantados nos referidos encontros e relacioná-los às ações físicas que surgiram durante a execução desses exercícios. Os resultados permitiram concluir que o Teatro Imagem fomentou reflexões e verticalizou percepções sobre temas atuais e potencializou a abertura de diálogo sobre esses mesmos assuntos dentro do coletivo de alunos universitários em questão.

Biografie autore

Bianca Tocaccelli Sisto, Universidade Anhembi Morumbi

Atua na área de artes, com ênfase em Teatro. Graduada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) orientação do Prof. Dr. Marcelo Braga de Carvalho.

Marcelo Braga de Carvalho

Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e Docente da Graduação em Teatro da Universidade Anhembi Morumbi.

Riferimenti bibliografici

BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013, 224 p.

_______. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015, 416 p.

_______. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular. São Paulo: Editora HUCITEC, 1979, 168 p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Brasil: Paz e Terra, 2016, 255 p.

________. Pedagogia da autonomia. 53. ed. Brasil: Paz e Terra, 2016, 144 p.

LIGIERO, Z; TURLE, L; ANDRADE, C. Augusto Boal. Arte, pedagogia e política. 1. ed. São Paulo: MAUAD, 2013, 224 p.?

Pubblicato

2019-07-24

Come citare

Sisto, B. T., & de Carvalho, M. B. (2019). O teatro imagem como ferramenta de autoconhecimento: uma proposta para alunos universitários. Olhares, 6(1), 24–31. https://doi.org/10.59418/olhares.v6i1.83