O teatro imagem como ferramenta de autoconhecimento: uma proposta para alunos universitários
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v6i1.83Palabras clave:
Teatro Imagem, autoconhecimento, Augusto BoalResumen
A proposta desta pesquisa está centrada na investigação das possibilidades e potencialidades que o método do Teatro Imagem, de Augusto Boal, possui ao ser ministrado para um coletivo de alunos universitários. Nos encontros realizados foram aplicados exercícios de Teatro Imagem que proporcionaram aos participantes a chance de refletir e questionar suas opiniões e pontos de vista acerca dos temas levantados nos referidos encontros e relacioná-los às ações físicas que surgiram durante a execução desses exercícios. Os resultados permitiram concluir que o Teatro Imagem fomentou reflexões e verticalizou percepções sobre temas atuais e potencializou a abertura de diálogo sobre esses mesmos assuntos dentro do coletivo de alunos universitários em questão.
Citas
BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013, 224 p.
_______. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015, 416 p.
_______. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular. São Paulo: Editora HUCITEC, 1979, 168 p.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Brasil: Paz e Terra, 2016, 255 p.
________. Pedagogia da autonomia. 53. ed. Brasil: Paz e Terra, 2016, 144 p.
LIGIERO, Z; TURLE, L; ANDRADE, C. Augusto Boal. Arte, pedagogia e política. 1. ed. São Paulo: MAUAD, 2013, 224 p.?
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Olhares
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.