Poiesis

Authors

  • Olivia Falcão Escola Superior de Artes Célia Helena

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.126

Keywords:

Dance, Improvisation, Writing, Poetic Training, Dudude Herrmann, Lisa Nelson

Abstract

The current article presents thoughts on certain aspects of improvisation in dance, on the blurred bounderies between life and art, dance and writing, body and space and among the arts. It approaches especially the so called Poetic Training and the establishing of improvisational process, according to the thinking of the dancers Dudude Herrmann and Lisa Nelson.

Author Biography

Olivia Falcão, Escola Superior de Artes Célia Helena

Graduada em Atuação pela SP Escola de Teatro (2014), especialista em Corpo: Dança, Teatro e Performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2019), pós-graduanda na especialização em Técnica Klauss Vianna pela PUC-SP (em andamento).

References

ALMEIDA, Karina Campos de. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP, 2016.

BERIO, Luciano. Entrevista sobre a música contemporânea. São Paulo: Civilização Brasileira, 1981.

COELHO, Sílvia Tengner Barros Pinto. Corpo, Imagem e Pensamento Coreográfico – Da Pesquisa Coreográfica Contemporânea Enquanto Discurso: Os Exemplos de Lisa Nelson, Mark Tompkins, Olga Mesa e João Fiadeiro. Tese (doutorado) – Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Pós-Graduação em Comunicação em Artes, Lisboa, Portugal, 2015.

CONVERSA com Eduardo Marinho. [S.n.]. Vitória: TV Olhos D’Água, UFES. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iqFOmq_9TR8&feature=youtu.be. Acesso em: 22 out 2019.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

HERRMANN, Dudude. Caderno de notações. Belo Horizonte: Edição da Autora, 2011.

HERRMANN, Dudude. “Dramaturgia na Linguagem da Improvisação em Dança”, em Revista Dramaturgias, n. 8, p. 100-111. Brasília: UNB, 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i8.14971

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LEAL, Patrícia. “Em fluxo: entrevista com Dudude Herrmann”, em Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 1, n. 1, p. 3-22. Natal: UFRN, 2018. DOI: https://doi.org/10.21680/2595-4024.2018v1n1ID15009

MANCUSO, Stefano. “Democracias Verdes”, em Revista Piauí, n. 154, p. 48-55, jul 2019.

MARTINS, Cleide. Improvisação, Dança, Cognição: Os Processos de Comunicação no Corpo. Tese (doutorado) – PUC/SP, PósGraduação em Comunicação e Semiótica, 2002.

MATURANA, Humberto e VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e Brincar: Fundamentos Esquecidos do Humano – Do Patriarcado à Democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

MILLER, Jussara. A Escuta do Corpo. São Paulo: Summus, 2007.

PACKER, Max. Dobra, redobra, desdobra: comentário e abertura composicional de obras musicais. Tese (doutorado) – USP, PósGraduação em Música, 2018.

PAN-CINEMA Permanente. Direção: Carlos Nader. [S.l.]: Já Filmes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SOdzk7LG7Q8. Acesso em: 22 out 2019.

POÉTICA (Aristóteles). [S.n.]. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2010]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Poética_(Aristóteles). Acesso

em: 22 out 2019.

SALOMÃO, Waly. Poesia Total. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.

VIEIRA, Elisa Martins Belém. Práticas para a Plenitude do Corpo– Aproximações entre performance, autoria e cura. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Pós-Graduação em Artes da Cena, Campinas, SP, 2014.

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. “Conferência Teoria do Conhecimento e Arte”, transcrita por Sônia Ray, em Revista Música Hodie, vol. 9 n. 2, p. 11-24. Goiânia: UFG, 2009.

Published

2020-12-21

How to Cite

Falcão, O. (2020). Poiesis. Olhares, 7(1), 71–85. https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.126