Poiesis
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.126Keywords:
Dance, Improvisation, Writing, Poetic Training, Dudude Herrmann, Lisa NelsonAbstract
The current article presents thoughts on certain aspects of improvisation in dance, on the blurred bounderies between life and art, dance and writing, body and space and among the arts. It approaches especially the so called Poetic Training and the establishing of improvisational process, according to the thinking of the dancers Dudude Herrmann and Lisa Nelson.
References
ALMEIDA, Karina Campos de. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP, 2016.
BERIO, Luciano. Entrevista sobre a música contemporânea. São Paulo: Civilização Brasileira, 1981.
COELHO, Sílvia Tengner Barros Pinto. Corpo, Imagem e Pensamento Coreográfico – Da Pesquisa Coreográfica Contemporânea Enquanto Discurso: Os Exemplos de Lisa Nelson, Mark Tompkins, Olga Mesa e João Fiadeiro. Tese (doutorado) – Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Pós-Graduação em Comunicação em Artes, Lisboa, Portugal, 2015.
CONVERSA com Eduardo Marinho. [S.n.]. Vitória: TV Olhos D’Água, UFES. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iqFOmq_9TR8&feature=youtu.be. Acesso em: 22 out 2019.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
HERRMANN, Dudude. Caderno de notações. Belo Horizonte: Edição da Autora, 2011.
HERRMANN, Dudude. “Dramaturgia na Linguagem da Improvisação em Dança”, em Revista Dramaturgias, n. 8, p. 100-111. Brasília: UNB, 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i8.14971
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LEAL, Patrícia. “Em fluxo: entrevista com Dudude Herrmann”, em Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 1, n. 1, p. 3-22. Natal: UFRN, 2018. DOI: https://doi.org/10.21680/2595-4024.2018v1n1ID15009
MANCUSO, Stefano. “Democracias Verdes”, em Revista Piauí, n. 154, p. 48-55, jul 2019.
MARTINS, Cleide. Improvisação, Dança, Cognição: Os Processos de Comunicação no Corpo. Tese (doutorado) – PUC/SP, PósGraduação em Comunicação e Semiótica, 2002.
MATURANA, Humberto e VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e Brincar: Fundamentos Esquecidos do Humano – Do Patriarcado à Democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.
MILLER, Jussara. A Escuta do Corpo. São Paulo: Summus, 2007.
PACKER, Max. Dobra, redobra, desdobra: comentário e abertura composicional de obras musicais. Tese (doutorado) – USP, PósGraduação em Música, 2018.
PAN-CINEMA Permanente. Direção: Carlos Nader. [S.l.]: Já Filmes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SOdzk7LG7Q8. Acesso em: 22 out 2019.
POÉTICA (Aristóteles). [S.n.]. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2010]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Poética_(Aristóteles). Acesso
em: 22 out 2019.
SALOMÃO, Waly. Poesia Total. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.
VIEIRA, Elisa Martins Belém. Práticas para a Plenitude do Corpo– Aproximações entre performance, autoria e cura. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Pós-Graduação em Artes da Cena, Campinas, SP, 2014.
VIEIRA, Jorge de Albuquerque. “Conferência Teoria do Conhecimento e Arte”, transcrita por Sônia Ray, em Revista Música Hodie, vol. 9 n. 2, p. 11-24. Goiânia: UFG, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Olhares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.