Poiesis
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v7i1.126Palavras-chave:
Dança, Improvisação, Escrita, Treino poético, Dudude Herrmann, Lisa NelsonResumo
O presente artigo apresenta reflexões, conduzidas por aspectos da improvisação em dança, acerca da indefinição de fronteiras entre vida e arte, entre dança e escrita, entre as artes, entre corpo e espaço. Dedica-se, destacadamente, a elaborações sobre Treino Poético e sobre a instauração da prática improvisacional, a partir de abordagens das dançarinas Dudude Herrmann e Lisa Nelson.
Referências
ALMEIDA, Karina Campos de. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP, 2016.
BERIO, Luciano. Entrevista sobre a música contemporânea. São Paulo: Civilização Brasileira, 1981.
COELHO, Sílvia Tengner Barros Pinto. Corpo, Imagem e Pensamento Coreográfico – Da Pesquisa Coreográfica Contemporânea Enquanto Discurso: Os Exemplos de Lisa Nelson, Mark Tompkins, Olga Mesa e João Fiadeiro. Tese (doutorado) – Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Pós-Graduação em Comunicação em Artes, Lisboa, Portugal, 2015.
CONVERSA com Eduardo Marinho. [S.n.]. Vitória: TV Olhos D’Água, UFES. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iqFOmq_9TR8&feature=youtu.be. Acesso em: 22 out 2019.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
HERRMANN, Dudude. Caderno de notações. Belo Horizonte: Edição da Autora, 2011.
HERRMANN, Dudude. “Dramaturgia na Linguagem da Improvisação em Dança”, em Revista Dramaturgias, n. 8, p. 100-111. Brasília: UNB, 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i8.14971
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LEAL, Patrícia. “Em fluxo: entrevista com Dudude Herrmann”, em Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 1, n. 1, p. 3-22. Natal: UFRN, 2018. DOI: https://doi.org/10.21680/2595-4024.2018v1n1ID15009
MANCUSO, Stefano. “Democracias Verdes”, em Revista Piauí, n. 154, p. 48-55, jul 2019.
MARTINS, Cleide. Improvisação, Dança, Cognição: Os Processos de Comunicação no Corpo. Tese (doutorado) – PUC/SP, PósGraduação em Comunicação e Semiótica, 2002.
MATURANA, Humberto e VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e Brincar: Fundamentos Esquecidos do Humano – Do Patriarcado à Democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.
MILLER, Jussara. A Escuta do Corpo. São Paulo: Summus, 2007.
PACKER, Max. Dobra, redobra, desdobra: comentário e abertura composicional de obras musicais. Tese (doutorado) – USP, PósGraduação em Música, 2018.
PAN-CINEMA Permanente. Direção: Carlos Nader. [S.l.]: Já Filmes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SOdzk7LG7Q8. Acesso em: 22 out 2019.
POÉTICA (Aristóteles). [S.n.]. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2010]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Poética_(Aristóteles). Acesso
em: 22 out 2019.
SALOMÃO, Waly. Poesia Total. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.
VIEIRA, Elisa Martins Belém. Práticas para a Plenitude do Corpo– Aproximações entre performance, autoria e cura. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Pós-Graduação em Artes da Cena, Campinas, SP, 2014.
VIEIRA, Jorge de Albuquerque. “Conferência Teoria do Conhecimento e Arte”, transcrita por Sônia Ray, em Revista Música Hodie, vol. 9 n. 2, p. 11-24. Goiânia: UFG, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.