DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO

INFLUÊNCIA NO PROCESSO CRIATIVO DO ALUNO-ARTISTA

Authors

  • Fabíola Ataíde

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.242

Keywords:

Diversidade, Educação, Políticas Públicas, Processos Artísticos, Teatro

Abstract

Este artigo versa sobre as temáticas diversidade, ensino e políticas públicas, entrelaçadas com o fazer teatral. Nos últimos anos, a diversidade tem sido um assunto muito debatido e é pertinente apresentar reflexões no tocante ao tema, enfatizando o acesso à Educação por meio de conteúdos programáticos que tragam o reconhecimento dos saberes do aluno-artista. O estudo se relacionou com o processo criativo da montagem do espetáculo Agreste. Conclui-se com a reflexão de que não há como tratar do assunto sem antes planejar políticas que sejam inseridas na prática do saber e fazer artístico.

Author Biography

Fabíola Ataíde

É cantora, atriz e diretora. Formada em Comunicação Social e Licenciatura em Teatro (ambas pela UFPB). Especialista em Arte-Educação (CINTEP). Mestre em Artes da Cena, pela Escola Superior em Artes Célia Helena – SP, com a pesquisa “Agreste: bora dizer esse texto pro mundo”. Produtora Cultural do Núcleo de Teatro Universitário – NTU – UFPB. Atualmente, apresenta-se com o monólogo Agreste, do autor Newton Moreno, em projetos culturais; e está dirigindo e atuando no espetáculo Navalha na carne, de Plínio Marcos, com previsão de estreia para 2025.

Published

2025-01-23

How to Cite

Ataíde, F. (2025). DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO: INFLUÊNCIA NO PROCESSO CRIATIVO DO ALUNO-ARTISTA. Olhares, 11(1), 125–131. https://doi.org/10.59418/olhares.v11i1.242