Teatro-dança, deficiência e a importância da somática em processos coletivos

Autores/as

  • Ana Maria da Silva Balata Mestra em Artes da Cena (2022) pela Escola Superior de Artes Célia Helena, formada em Artes Cênicas (2018) e Interpretação Teatral (2021) pela Universidade de Brasília. Atua desde 2016 como dançante, palestrante e gerente das mídias sociais do Grupo PÉS – Teatro-dança com pessoas com e sem deficiências. Por sua contribuição no desenvolvimento artístico e cultural do DF, recebeu a Moção de Louvor, pela Câmara Legislativa e Moção Honrosa, pela Comissão de Direitos Humanos/CLDF em 2022.

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.195

Palabras clave:

teatro-dança, somático, deficiência, inclusão

Resumen

O presente artigo busca apresentar a importância do autoconhecimento corporal, a partir de estudos somáticos em composições de teatro-dança com pessoas com deficiências, a partir dos estudos e experiências pessoais da autora, junto ao Grupo PÉS – teatro-dança para pessoas com deficiências, relacionados s pesquisas de Ana Terra , Débora Bolsanello , Klauss Vianna e Thomas Hanna.

Publicado

2023-08-14

Cómo citar

Balata, A. M. da S. (2023). Teatro-dança, deficiência e a importância da somática em processos coletivos. Olhares, 9(1), 130–141. https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.195