Entre a Semântica e a Fonética, a gangorra da Escuta: o Artista Educado

Autores/as

  • Alexandre Caetano Faculdade de Comunicação, Artes e Design / CEUNSP

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.67

Palabras clave:

arte, educação, Vygotsky, escuta, alteridade

Resumen

A partir de um resgate memorial este artigo busca mapear experiências que foram permeadas por processos educacionais derivados da prática artística, com ênfase na linguagem teatral, alinhando-as aos estudos de Lev Vygotsky acerca do desenvolvimento intelectual, temperadas pelo conceito de escuta ampliada proposta por Rubem Alves, no intuito de compor uma didática que favoreça um aprendizado horizontal.

Biografía del autor/a

Alexandre Caetano, Faculdade de Comunicação, Artes e Design / CEUNSP

Possui graduação (1995) e mestrado (2004) em artes, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ator, diretor, músico e pesquisador. É professor do curso de Licenciatura em Teatro (FCAD-CEUNSP) desde 2009. Integra o elenco do grupo Boa Companhia desde 1993, onde desenvolve pesquisa sobre o ritmo como fundamento de organização da cena espetacular. Como ator realiza, entre outros, os espetáculos: Banqete, Dorotéia, de Nelson Rodrigues, Primus e Um Artista da Fome, a partir da obra de Kafka e Cartas do Paraíso (todos dirigidos por Verônica Fabrini), Primeiras Estórias, a partir da obra de J. Guimarães Rosa (dir. João das Neves), A Dama & Os Vagabundos (dir. Moacir Ferraz e Verônica Fabrini) e Esperando Godot, de Samuel Beckett (dir. Marcelo Lazzaratto). Como diretor realiza as seguintes produções: SertãodeDentro – Tamanho do Mundo, Nelson em Cômodo, Insânia, Era...Uma Vez?, E Pode?, Bilhete Único - Memória de Todos, Otelo, Holoclaustro, Aporia: Marco Zero, Troffea, Pedra Parada Cria Musgo, dentre outros.

Citas

ALVES, Rubem. O amor que acende a lua, Campinas: Papirus, 2003, 216 p.

BRANDÃO, Carlos R. Identidade e Etnia. SP: Ed. Brasiliense, 1986, 173 p.

KHARMS, Daniil. Os sonhos teus vão acabar contigo, SP: Kalinka, 2013, 295 p.

LAZZARATTO, Marcelo R. Campo de visão: exercício e linguagem cênica. SP: Escola Superior de Artes Célia Helena, 2011. 277 p.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem, SP: Martins Fontes, 2000, 194 p.

Publicado

2017-05-05

Cómo citar

Caetano, A. (2017). Entre a Semântica e a Fonética, a gangorra da Escuta: o Artista Educado. Olhares, 4(1), 16–23. https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.67

Número

Sección

Pedagogia das Artes da Cena