A aula de teatro como discurso. Estudo de caso a partir da prática da Casa do Teatro

Autores/as

  • Abel Lopes Xavier Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v5i1.92

Palabras clave:

Teatro-educação, Pedagogia teatral, Gêneros discursivos, Casa do Teatro.

Resumen

Este artigo apresenta um perfil das aulas da Casa do Teatro, analisando-as na perspectiva de Mikhail Bakhtin. Ao considerar uma aula como composição textual e discursiva, em que participam alunos e professores, pretende-se colocar o foco nas questões que envolvem o fazer pedagógico do professor pela via do teatro. Dividindo o estudo das aulas em elementos pré e pós-textuais e elementos textuais, busca-se uma reflexão sobre o papel da aula de teatro na formação do indivíduo, como espaço discursivo em potencial.

Biografía del autor/a

Abel Lopes Xavier, Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). São Paulo, SP

Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciado em Artes pela Faculdade de Belas Artes e em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrando Profissional em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). Orientador artístico da Casa do Teatro1 em 2016 e 2017.

Citas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2012.

KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2013.

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. Tradução: Tatiana Belinky. São Paulo: Summus, 1978.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução: Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2015.

Publicado

2018-08-25

Cómo citar

Xavier, A. L. (2018). A aula de teatro como discurso. Estudo de caso a partir da prática da Casa do Teatro. Olhares, 5(1), 6–13. https://doi.org/10.59418/olhares.v5i1.92