Memória, imaginação e improvisação na técnica Klauss Vianna
DOI :
https://doi.org/10.59418/olhares.v6i1.116Mots-clés :
Dança, Improvisação, Imagem, Técnica Klauss Vianna, Teoria CorpomídiaRésumé
Este artigo relaciona a experiência da criação em dança, a partir da Técnica Klauss Vianna (TKV), e a produção de imagens decorrentes deste processo. O contexto em que é apresentada a noção de imagem é o das ciências cognitivas, sobretudo pela perspectiva do neurocientista António Damásio, referindo-se a um padrão mental, com uma estrutura construída com sinais provenientes das diferentes modalidades sensoriais: visual, auditiva, olfativa, gustatória e somatossensitiva. Por meio da apresentação dos princípios da Técnica Klauss Vianna, busca-se refletir sobre estudos que se referem principalmente à memória, imaginação e improvisação do movimento, em uma relação dinâmica de contaminação do corpo com o ambiente, na qual as transformações e a produção de informações ocorrem a todo o tempo.Téléchargements
Publiée
2019-07-24
Comment citer
e Nascimento, M. V. M., & Miller, J. (2019). Memória, imaginação e improvisação na técnica Klauss Vianna. Olhares, 6(1), 14–23. https://doi.org/10.59418/olhares.v6i1.116
Numéro
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Artigos
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