Daniel Veronese: um teatro da falta

Autor/innen

  • André Carreira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.13

Schlagworte:

Dramaturgia latino-americana, Teatro argentino, Teatro da desintegração

Abstract

O artigo apresenta as linhas centrais do trabalho dramatúrgico do autor argentino Daniel Veronese, contextualizando-o dentro das dinâmicas históricas das últimas décadas, na cena argentina do século XX. O texto relaciona ainda a obra do dramaturgo com sua prática de direção teatral.

Autor/innen-Biografie

André Carreira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Diretor que explora o teatro de palco e o teatro de rua. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB), doutorou-se em Teatro pela Universidad de Buenos Aires. É professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Teatro e coordena o Programa de Mestrado Profissional em Artes. Autor do livro Teatro de Rua: uma paixão no asfalto (Editora HUCITEC, 2007). Recebeu o Prêmio Artes da Rua (FUNARTE, 2014), o Prêmio Miriam Muniz Teatro da FUNARTE nas edições Nelson Brasil Rodrigues: 100 anos do Anjo Pornográfico (2012). Em 2007, foi premiado como Melhor Iluminação do espetáculo A Casa no Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo, Fundação Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis e por Melhor Cenografia com o espetáculo Ricardo III no 21º Festival Universitário de Teatro de Blumenau FURB.

Literaturhinweise

CARREIRA, A. Daniel Veronese: desintegração e sabotagem. In: Revista Folhetim, Rio de Janeiro, n. 19, jan./jun. 2004.

LUSNICH, A. L. El realismo crítico de Griselda Gambaro y Eduardo Pavlovsky (1976-1983). In: PELLETIERI, O. (org.) Historia del Teatro Argentino. vol. V. Buenos Aires: Galerna, 2001.

PELLETIERI, O. ¿A qué llamamos teatro emergente de los ochenta y los noventa? Historia del teatro argentino en Buenos Aires. El teatro actual (1976-1998), Vol.V. Buenos Aires: Galerna, 2001.

VERONESE, D. La deriva. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Ediciones, 2000.

_____. Cuerpo de prueba. Buenos Aires: SECBE UBA, 1997.

Veröffentlicht

2015-07-08

Zitationsvorschlag

Carreira, A. (2015). Daniel Veronese: um teatro da falta. Olhares, 1(1), 86–89. https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.13

Ausgabe

Rubrik

Dramaturgia latino-americana

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in