Uma pedagogia da memória-ação
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.4Schlagworte:
Acontecimento, Clichê, Memória, ParadoxoAbstract
Uma pedagogia e uma autopedagogia do ator devem levar primordialmente em questão: não simplesmente negar as doxas corpóreas e clichês singulares na busca de uma essência interior nem na crença de uma supra consciência, mas utilizar-se delas para que ele – o atuador – possa, em sua imanência corpórea, transbordar essas doxas nelas mesmas e entrar em uma zona de experimentação de novas construções e composições. Limpar as doxas corpóreas, nesse caso, não seria eliminá-las, mas compor e recompor outras potências e intensidades com elas mesmas. O artigo trata dessas questões tanto em seu nível conceitual como também na exemplificação de um conjunto de práticas possíveis para uma busca poética e ética do atuador.Literaturhinweise
ALLIEZ, E. Deleuze: filosofia virtual. Trad. Heloisa B.S. Rocha. São Paulo: Editora 34, 1996.
BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Trad. Luís B.L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
______. Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997, v.4.
______. O que é filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
DERRIDA, J.; BERGSTEIN, L. Enlouquecer o subjéctil. Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
FERRACINI, R. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Hucitec, 2006.
FLASZEN, L; POLLASTRELLI, C. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva e SESC, 2007.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
GIL, J. Movimento total. O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
______. A Imagem-nua e as pequenas percepções. s.l.: Relógio D’Água, 2005.
GUATTARI, F. Caosmose; um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1992.
GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
LINS, D (org). Nietszche e Deleuze. Arte e Resistência. Rio de Janeiro, Forense Universitária; Fortaleza, CE: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007.
MATURANA, H; VARELA, F. De máquinas e seres vivos – Autopoiese – A organização do vivo. Trad. Juan Açuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
PESSOA, F. Poesia/Álvaro de Campos. Edição Teresa Rita Lopes. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SERRES, M. Os cinco sentidos. Filosofia dos corpos misturados 1. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
Downloads
Veröffentlicht
Versionen
- 2015-07-08 (2)
- 2015-07-08 (1)
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2015 Olhares
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.