Uma pedagogia da memória-ação

Autores/as

  • Renato Ferracini Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Ana Caldas Lewinsohn Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.4

Palabras clave:

Acontecimento, Clichê, Memória, Paradoxo

Resumen

Uma pedagogia e uma autopedagogia do ator devem levar primordialmente em questão: não simplesmente negar as doxas corpóreas e clichês singulares na busca de uma essência interior nem na crença de uma supra consciência, mas utilizar-se delas para que ele – o atuador – possa, em sua imanência corpórea, transbordar essas doxas nelas mesmas e entrar em uma zona de experimentação de novas construções e composições. Limpar as doxas corpóreas, nesse caso, não seria eliminá-las, mas compor e recompor outras potências e intensidades com elas mesmas. O artigo trata dessas questões tanto em seu nível conceitual como também na exemplificação de um conjunto de práticas possíveis para uma busca poética e ética do atuador.

Biografía del autor/a

Renato Ferracini, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela UNICAMP. É ator-pesquisador e atualmente Coordenador do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – UNICAMP. Possui quatro livros publicados: A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator (Editora da UNICAMP e FAPESP - 2001), Café com Queijo: Corpos em Criação (HUCITEC e FAPESP - 2006), Corpos em Fuga, Corpos em Arte - ORG (HUCITEC e FAPESP - 2006) e Ensaios de Atuação (Perspectiva e FAPESP - 2013). É editor chefe da Revista ILINX (Revista do LUME).

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Publicado

2015-07-08 — Actualizado el 2015-07-08

Versiones

Cómo citar

Ferracini, R., & Ana Caldas Lewinsohn. (2015). Uma pedagogia da memória-ação. Olhares, 1(1), 18–27. https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.4

Número

Sección

Pedagogia das Artes da Cena