REFLORESTANDO O TEATRO DO OPRIMIDO

Autores/as

  • Flavio Santos da Conceição Doutor em Teatro, professor do curso ABI Teatro e do PPGAC da Universidade Federal do Acre. Coordenador do Programa de Pesquisa e Extensão GESTO da Floresta, membro do grupo de pesquisa CNpQ GESTO/UFBA, docente da especialização em Teatro do Oprimido/UFBA.
  • Valdelei Oliveira da Silva Graduando do curso de ABI–Teatro, pela Universidade Federal do Acre, pesqui- sador do Programa de Pesquisa e Extensão GESTO da Floresta, pesquisador do PIBIC/CNpQ.

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v10i1.213

Palabras clave:

gesto da floresta, pedagogia das florestas, plantas professoras, ayahuasca, daime

Resumen

O artigo é uma apresentação do Programa de Pesquisa e Extensão GESTO da Floresta, vincula- do a Universidade Federal do Acre (UFAC), a partir da transcrição de uma palestra realizada no Seminário de Pesquisas em Artes Cênicas (SPAC), em setembro de 2023, na Universidade do Estado de Santa Cata- rina (UDESC), Florianópolis. O texto apresenta as pesquisas desenvolvidas com o Teatro do Oprimido no âmbito da Floresta Amazônica, em que os conhecimentos das comunidades tradicionais indígenas e ribeirinhas foram inseridos nas práticas metodológicas do Teatro do Oprimido. O artigo reflete ainda, o conceito de plantas professoras, como ayahuasca ou Daime, que se tornam as mediadoras naturais nos processos pedagógicos do coletivo GESTO da Floresta, buscando uma Pedagogia das Florestas.

Publicado

2024-04-23

Cómo citar

da Conceição, F. S., & da Silva, V. O. (2024). REFLORESTANDO O TEATRO DO OPRIMIDO. Olhares, 10(1), 105–110. https://doi.org/10.59418/olhares.v10i1.213

Artículos más leídos del mismo autor/a