REFLORESTANDO O TEATRO DO OPRIMIDO
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v10i1.213Palabras clave:
gesto da floresta, pedagogia das florestas, plantas professoras, ayahuasca, daimeResumen
O artigo é uma apresentação do Programa de Pesquisa e Extensão GESTO da Floresta, vincula- do a Universidade Federal do Acre (UFAC), a partir da transcrição de uma palestra realizada no Seminário de Pesquisas em Artes Cênicas (SPAC), em setembro de 2023, na Universidade do Estado de Santa Cata- rina (UDESC), Florianópolis. O texto apresenta as pesquisas desenvolvidas com o Teatro do Oprimido no âmbito da Floresta Amazônica, em que os conhecimentos das comunidades tradicionais indígenas e ribeirinhas foram inseridos nas práticas metodológicas do Teatro do Oprimido. O artigo reflete ainda, o conceito de plantas professoras, como ayahuasca ou Daime, que se tornam as mediadoras naturais nos processos pedagógicos do coletivo GESTO da Floresta, buscando uma Pedagogia das Florestas.
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