O corpo e a carne

Autores/as

  • Carolina Gonzalez Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH)

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.37

Palabras clave:

Psicofísico, Interpretação, Naturalismo, Grotesco, Plínio Marcos

Resumen

A presença e a importância que possuem o corpo e as ações corporais (ou físicas) dos personagens na dramaturgia de Plínio Marcos. A análise parte da diferença entre corpo e carne dada pelo filósofo francês Michel Henri, passando pelas considerações científicas de William James e de John Dewey, filósofos e psicólogos americanos. Ao abordar a estética grotesca do teatro de Plínio Marcos, chega-se a uma análise de seu teatro que reconsidera sua estética naturalista e lhe permite outras possibilidades.

Biografía del autor/a

Carolina Gonzalez, Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH)

Atriz, diretora, mestre em Artes Cênicas pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e professora do Teatro-escola Célia Helena (TECH) e da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH).

Citas

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Publicado

2015-07-08

Cómo citar

Gonzalez, C. (2015). O corpo e a carne. Olhares, 2(1), 130–135. https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.37

Número

Sección

Memória da cena brasileira