O corpo e a carne
DOI :
https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.37Mots-clés :
Psicofísico, Interpretação, Naturalismo, Grotesco, Plínio MarcosRésumé
A presença e a importância que possuem o corpo e as ações corporais (ou físicas) dos personagens na dramaturgia de Plínio Marcos. A análise parte da diferença entre corpo e carne dada pelo filósofo francês Michel Henri, passando pelas considerações científicas de William James e de John Dewey, filósofos e psicólogos americanos. Ao abordar a estética grotesca do teatro de Plínio Marcos, chega-se a uma análise de seu teatro que reconsidera sua estética naturalista e lhe permite outras possibilidades.Références
ADAMOV, Arthur. Ici et maintenant. Paris : Gallimard, 1964.
BEAUVOIR, Simone de. Deuxième sexe, II. Paris: Gallimard, Folio, [première édition 1949], 1986.
DEWEY, John. Oeuvres complètes, early works, Tome I. Carbondale, Southern Illinois Press, 1982, 5 v.
______. Oeuvres complètes, later works, Tome I. Carbondale, Southern Illinois Press, 1982, 17 v.
GRANDE DICIONÁRIO Larousse Cultural da Língua Portuguesa. São Paulo: Larousse Bordas, 1999.
HENRI, Michel. Incarnation: Une philosophie de la chair. Paris: Seuil,
JAMES, William. The principles of psychology (1890), Cambridge: Harvard University Press, 1983, 1740 p.
MARCOS, Plínio. O abajur lilás. São Paulo: Brasiliense, 1975.
_______. Dois perdidos numa noite suja. São Paulo: Parma, 1984.
_______. A mancha roxa. s.l., s.n, 1988.
NOUVEAU PETIT, Robert. Dicionário eletrônico.
SHUSTERMAN Richard. Conscience du corps, pour un soma-esthetique, (trad. Nicolas Vieillescazes). Paris – Tel-Aviv: Editions de l’Eclat, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Olhares 2015
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.